Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17093
Tipo: doctoralThesis
Título: O personagem jovem no cinema dos anos 2000: a propósito de permanências, novas visibilidades e interseções socioantropológicas
Autor(es): Pacheco, Janie Kiszewski
Orientador: Silva, João Guilherme Barone Reis e
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: CINEMA - BRASIL
PERSONAGENS (CINEMA)
ANTROPOLOGIA
COMUNICAÇÃO
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar o personagem jovem nas produções cinematográficas brasileiras lançadas entre os anos 2000 e 2009 mediante aproximações dos campos da Comunicação, em particular do Cinema, e da Antropologia. Neste sentido, a revisão bibliográfica efetuada preocupou-se em estabelecer afinidades entre estes campos, ressaltando os vínculos existentes. O método empreendido na investigação tomou o filme de ficção como um documento cultural, considerando os estudos precursores da Escola Cultura e Personalidade, em especial através de Wolfenstein (1953) e Weakland (1953 e 1995), bem como as abordagens propostas por Lima (1996), Pereira (2003) e Hikiji (2012). Partindo dessas premissas, um conjunto de filmes protagonizados por jovens no período previamente definido foi visto e classificado em seis unidades semânticas, as quais abarcam os temas recorrentes identificados nestas produções. Após este levantamento prévio, foram selecionados quatro filmes para a análise, são eles: Nina (Heitor Dhália, 2004), Última parada – 174 (Bruno Barreto, 2008), Linha de passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008) e Falsa loura (Carlos Reichenbach, 2008). Na condução do processo de análise, foram observados também os pressupostos cinematográficos relativos ao personagem fornecidos por Field (1995), Chion (1989) e Howard e Mabley (1996). Constatou-se que as situações narrativas trazem vivências juvenis marcadas por uma realidade desigual e, por vezes, hostil. Verificou-se ainda que a pobreza, entendida aqui como um fenômeno multidimensional, é uma característica marcante, em maior ou menor grau, para todos os personagens analisados.
This thesis aims to analyze the young character in Brazilian cinematographic productions launched between the years 2000 and 2009 through approximations of the fields of Communication, in particular Cinema, and Anthropology. In this sense, the bibliographic review carried out was concerned with establishing affinities between these fields, emphasizing the existing links. The method undertaken in the investigation took the fiction film as a cultural document, considering the precursor studies of the Culture and Personality School, especially through Wolfenstein (1953) and Weakland (1953 and 1995), as well as the approaches proposed by Lima (1996), Pereira (2003) and Hikiji (2012). Based on these premises, a set of films starring young people in the previously defined period was viewed and classified into six semantic units, which cover the recurring themes identified in these productions. After this previous survey, four films were selected for analysis, they are: Nina (Heitor Dhália, 2004), Última parada - 174 (Bruno Barreto, 2008), Linha de passe (Walter Salles and Daniela Thomas, 2008) and Falsa loura (Carlos Reichenbach, 2008). In conducting the analysis process, the cinematographic assumptions regarding the character provided by Field (1995), Chion (1989) and Howard and Mabley (1996) were also observed. It was found that the narrative situations bring youthful experiences marked by an unequal and sometimes hostile reality. It was also found that poverty, understood here as a multidimensional phenomenon, is a marked characteristic, to a greater or lesser degree, for all the characters analyzed.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17093
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