Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17096
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, João Guilherme Barone Reis e
dc.contributor.authorTavares, Richard dos Anjos
dc.date.accessioned2021-05-19T12:07:59Z-
dc.date.available2021-05-19T12:07:59Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17096-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo sobre os caminhos percorridos pelo curta-metragem brasileiro de ficção, entre 2010 e 2019, tendo como ponto de partida a primeira exibição de Fantasmas, de André Novais Oliveira (2010). A pesquisa parte desse momento histórico tendo como principais objetivos: abordar a relação dos filmes com o espaço urbano; buscar compreender o papel dos festivais, das mostras e dos cursos superiores de cinema na construção de um novo cenário para o cinema brasileiro de curta-metragem, verificando as evidências da consolidação desse formato cinematográfico. Para tanto, o referencial teórico buscou o embasamento nas ideias de alternância entre ação e escrita, das fantasmagorias do capitalismo e nas teses sobre o conceito de história, propostas por Walter Benjamin. A interpretação das teorias benjaminianas foi baseada nos escritos de Willi Bolle e Michael Löwy. Foram também considerados os conceitos de território e multiterritorialidade (HAESBAERT) e de cinema total (BAZIN). As estratégias metodológicas adotadas incluíram a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas abertas com os realizadores André Novais Oliveira e Nathália Tereza.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a study on the paths taken by the Brazilian fiction short film, between 2010 and 2019, having as its starting point the first screening of Fantasmas, by André Novais Oliveira (2010). The research starts from this historical moment with the main objectives: to approach the relationship between films and the urban environment; to seek to understand the role of festivals, exhibitions and higher education courses in the construction of the new scenario of the Brazilian short-film cinema, verifying the evidence of the consolidation of this cinematographic format. For this purpose, the theoretical framework is based on the ideas of alternation between action and writing, on the phantasmagoria of capitalism and on the thesis on the concept of history, proposed by Walter Benjamin. The interpretation of Benjamin's theories was based on the writings of Willi Bolle and Michael Löwy. The concepts of territory and multi-territoriality (HAESBAERT) and total cinema (BAZIN) were also considered. The methodological strategies adopted included field research with open interviews with filmmakers André Novais Oliveira and Nathália Tereza.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCURTA-METRAGEM (CINEMA) - BRASILpt_BR
dc.subjectCINEMA - BRASILpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleFantasmas contemporâneos: uma introdução ao cinema brasileiro de curta-metragem a partir das obras de André Novais Oliveira e Nathália Terezapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000499657-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,06 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.