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https://hdl.handle.net/10923/17099
Tipo: | masterThesis |
Título: | “Paleontologia da perversão”: o caminho proposto por Barbara Cassin para recuperar o pensamento sofístico em face da destruição efetuada pela hegemonia platônico-aristotélica |
Autor(es): | Fraga, David dos Santos |
Orientador: | Madarasz, Norman Roland |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Data de Publicação: | 2021 |
Palavras-chave: | LÓGICA SOFISMA SOFISTAS (FILOSOFIA) FILOSOFIA |
Resumo: | Essa dissertação tem por objetivo analisar e reconstituir o pensamento sofístico sob a ótica dos estudos da francesa Barbara Cassin. A tradição filosófica dominante, delegou a sofística ao status de psêudos, não-ser, falso. Mas inversamente a sofística entende a filosofia como um fato de linguagem. Górgias faz uma inversão do poema de Parmênides que compromete o “ser” da ontologia mostrando o não-ser do ser, Antifonte faz a transição do físico ao político enquanto Filóstrato e Luciano ressurgiram posteriormente com a segunda sofística, fazendo não mais parte dos filósofos mas dos oradores que inauguram o romance, um discurso que se sabe psêudo e se reivindica como psêudo renunciando a toda adequação ontológica para produzir seu próprio efeito-mundo. This dissertation aims to analyze and reconstitute Sophistic thought as it emerges from the research of the French scholar, Barbara Cassin. The dominant philosophical tradition has delegated Sophistic thought to the status of pseudo, Not-Being, false. Conversely, Sophistic thought understands philosophy as a fact of language. This can be seen in Gorgias, who makes an inversion of Parmenides' poem that compromises the “Being” of ontology by showing the Not-Being of Being, and in Antiphon, who makes the transition from the physical to the political. Meanwhile, Philostratus and Lucian later reappeared with the Second Sophistic, being no longer part of the philosophers but of the speakers who inaugurate the novel, a discourse that is known as pseudo and claims to be pseudo, renouncing all ontological adequacy to produce its own world-effect. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/17099 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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