Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/17178
Type: masterThesis
Title: Entre otimismo e silenciamento: o "Brasil Grande" pelas lentes dos documentários da Agência Nacional durante a ditadura civil-militar (1964-1979)
Author(s): Nequete, Júlia Boor
Advisor: Maia, Tatyana de Amaral
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2021
Keywords: DITADURA MILITAR, 1964-1985 - BRASIL
BRASIL - HISTÓRIA - GOLPE MILITAR, 1964
COMUNICAÇÃO DE MASSA - BRASIL - ASPECTOS POLÍTICOS
PROPAGANDA POLÍTICA - BRASIL
HISTÓRIA
Abstract: A consolidação da ditadura civil-militar brasileira foi um processo marcado não somente pelo crescimento do aparato repressivo estatal, como também pela necessidade de construção de uma imagem que conferisse legitimidade e criasse coesão ao Estado ditatorial estabelecido após o golpe de 1964. Neste sentido, a ditadura fez uso de órgãos que pudessem edificar e fazer circular imagens favoráveis ao projeto nacional que estava em jogo, vinculando a estas imagens importantes aspectos da chamada Doutrina de Segurança Nacional (DSN). Além da AERP (Assessoria Especial de Relações Públicas), houve o crescente uso da Agência Nacional (AN) enquanto órgão responsável pela realização de sua propaganda política. No caso da AN, a propaganda política produzida correspondeu a narrativas audiovisuais acerca do país sob a ótica dos interesses da ditadura, criando imagens atreladas à DSN por intermédio de uma série de temas interessantes ao regime, criando uma ideia de país fundamentada na ideologia do projeto político militar.Assim, a ditadura civil-militar investiu em criar imagens sobre o país através do otimismo e da promoção da ideia de “Brasil Grande”, ressignificando imagens que já estavam presentes no imaginário social brasileiro de acordo com a sua visão de projeto político nacional e nas premissas da DSN. O regime, desta forma, alimentou narrativas otimistas sobre os rumos nacionais e, sobretudo, elaborou imagens legitimadoras de si, o que nos permitiu investigar, através da Análise Fílmica, aspectos das representações e autorrepresentações sobre o país, os brasileiros e as Forças Armadas que foram promovidas pela ditadura civil-militar como meios de criar coesão social e conferir legitimidade ao projeto militar. Estas representações nos forneceram importantes subsídios para compreendermos, sobretudo, os silenciamentos que a ditadura promoveu sobre o país. Sendo assim, os documentários da AN corresponderam a uma ferramenta que promoveu, entre otimismo e silenciamentos, violências simbólicas à própria sociedade brasileira.
La consolidación de la dictadura cívico-militar brasileña fue un proceso marcado no solo por el crecimiento del aparato represivo estatal, sino también por la necesidad de construir una imagen que otorgue legitimidad y cohesión al estado dictatorial establecido tras el golpe de 1964. La dictadura hizo uso de órganos que pudieron construir y hacer circular imágenes favorables al proyecto nacional que estaba en juego, vinculando a estas imágenes aspectos importantes de la llamada Doctrina de Seguridad Nacional (DSN). Además de la Asesoría Especial de Relaciones Públicas (AERP), se ha incrementado el uso de la Agencia Nacional (AN) como organismo responsable de llevar a cabo su propaganda política. En el caso de AN, la propaganda política producida correspondió a narrativas audiovisuales sobre el país desde la perspectiva de los intereses de la dictadura, creando imágenes vinculadas al DSN mediante una serie de temas interesantes para el régimen, creando una idea de país. basado en la ideología del proyecto político dictatorial.Así, la dictadura cívico-militar invirtió en crear imágenes sobre el país a través del optimismo y la promoción de la idea de “Brasil Grande”, resignificando imágenes que ya estaban presentes en el imaginario social brasileño según su visión de proyecto político nacional y en las instalaciones de DSN. A través de la idea de “Brasil Grande”, idea apropiada por los militares, la dictadura alimentó narrativas optimistas sobre rumbos nacionales y, sobre todo, elaboró imágenes legitimadoras de sí misma, que permitieron analizar, a través del Analisis Filmico, aspectos de la representación y autorrepresentaciones sobre el país, los brasileños y las Fuerzas Armadas que fueron promovidas por la dictadura cívico-militar como medio de creación de legitimación y cohesión social. Estas representaciones nos brindaron importantes subvenciones para comprender, sobre todo, los silencios que la dictadura promovía en el país. Así, los documentales de AN correspondieron a una herramienta que promovió, entre optimismo y silencios, la violencia simbólica a la propia sociedad brasileña.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17178
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000499696-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,06 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.