Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17255
Tipo: masterThesis
Título: A participação contemporânea organizada durante transmissões ao vivo: a interferência no produto final televisivo
Autor(es): Ceratti, Jerônimo Silvello
Orientador: Cunha, Magda Rodrigues da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: PROGRAMAS DE TELEVISÃO - BRASIL
INTERATIVIDADE
TECNOLOGIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como acontecem as participações contemporâneas organizadas durante transmissões ao vivo quando há interferência no produto final televisivo, que é o roteiro de um programa ou a programação como um todo. O trabalho tem como corpus o “Craque do Jogo”, da Rede Globo, que representa o fenômeno pesquisado a partir do Estudo de Caso (YIN, 2015) e da Netnografia (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011). Entende-se que a tecnologia, através do ciberespaço, da internet, da internet móvel e dos smartphones, potencializou a interatividade (PRIMO, 2003), aumentando o desejo do ser humano por participar (BORDENAVE, 1983), tornando a “cultura da participação” (SHIRKY, 2011) ainda mais presente na sociedade e gerando um fenômeno de participação contemporânea organizada com a capacidade de interferir nos veículos de comunicação tradicionais como a televisão aberta. Acreditamos que o resultado deste trabalho não seja determinante, mas aplicável a outros produtos televisivos que contenham, em sua essência, a participação do público.
This research seeks to understand how contemporary participations organized during live broadcasts occur when there is interference in the final television product, which is the script of a program or the programming as a whole. The work has as corpus the “Craque do Jogo”, by Rede Globo, which represents the phenomenon researched from the Case Study (YIN, 2015) and Netnography (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011). It’s understood that technology, through cyberspace, the internet, mobile internet and smartphones, has enhanced interactivity (PRIMO, 2003), increasing the human being's desire to participate (BORDENAVE, 1983), making the “culture of participation ”(SHIRKY, 2011) even more present in society and generating a phenomenon of organized contemporary participation with the ability to interfere in traditional media such as open television. We believe that the result of this work is not decisive, but applicable to other television products that contain, in essence, public participation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17255
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