Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17262
Tipo: masterThesis
Título: Trajetórias acadêmicas e profissionais de diplomadas e diplomados em ciências sociais
Autor(es): Corsete, Júlia de Souza
Orientador: De la Fare, Mónica
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFISSÕES
CIÊNCIAS SOCIAIS
EDUCAÇÃO
Resumen: A presente pesquisa propõe a construção e análise de trajetórias acadêmicas e profissionais de diplomadas e diplomados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem como problemática investigar as relações entre os percursos individuais e as dinâmicas dos grupos e campos nos quais as e os cientistas se movimentam, assim como essas relações possibilitam a construção de trajetórias acadêmicas e profissionais, tendo como objetivo reconstruir e analisar essas trajetórias. Para isso, utiliza-se a teoria estruturalista construtivista, de Pierre Bourdieu, a partir do conceito-chave de trajetória, que se articula aos conceitos de habitus, campos, capitais e estratégias, bem como as contribuições críticas de Claude Dubar, sob a perspectiva da Sociologia das Profissões. A pesquisa, ocorreu em três etapas: 1) a investigação das configurações dos campos, na qual foi realizada uma reconstrução da história da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e na PUCRS; 2) caracterização das diplomadas e dos diplomados, através do envio de questionários, a fim de investigar seus percursos, experiências na área de trabalho como Cientistas Sociais e suas formações; 3) reconstrução e análise das trajetórias, a partir de entrevistas realizadas com uma amostra selecionada das e dos respondentes do questionário.Foi realizada uma análise categorial temática, que contou com algumas categorias destacadas a priori, como as trajetórias das famílias, as manifestações do habitus, os acúmulos de capitais, estratégias de ascensão e as movimentações no campo, além de outras levantadas a posteriori, como o papel dos programas de expansão da Educação Superior nas formações dessas e desses cientistas, as questões de maternidade e paternidade, a resistência do campo universitário às e aos estudantes trabalhadoras e trabalhadores e a resistência do campo profissional das Ciências Sociais. A partir da análise, é possível considerar que grande parte das trajetórias são ascendentes; programas como ProUni, Fies e créditos educativos foram essenciais na formação dessas e desses cientistas; e muitas e muitos enfrentam dificuldades no que diz respeito às oportunidades de trabalho na área.
This research proposes the construction and analysis of academic and professional trajectories of graduates in Social Sciences from the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). The problematic is to investigate the relations between the individual paths and the dynamics of the groups and fields in which the scientists move, and how these relations enable the construction of academic and professional trajectories, with the objective of reconstructing and analyzing these trajectories. For this, Pierre Bourdieu's Constructivist Structuralism theory is used, based on the key concept of trajectory, which is linked to the concepts of habitus, fields, capitals and strategies, as well as the critical contributions of Claude Dubar, from the perspective of Sociology of Professions. The research took place in three stages: 1) the investigation on the configurations of the fields, in which a reconstruction of the history of the institutionalization of Social Sciences in Brazil, in Rio Grande do Sul, in Porto Alegre and at PUCRS was carried out; 2) characterization of graduates through questionnaires, in order to investigate their paths, their experiences in the field of work as social scientists and their upper education schooling; 3) reconstruction and analysis of trajectories, based on interviews carried out with a selected sample of questionnaire respondents.A Thematic-Categorical Analysis was held, which included some categories highlighted a priori, such as the trajectories of the families, the manifestations of the habitus, the capital accumulation, strategies of ascension and movements in the field, and others raised a posteriori, such as the role of Higher Education Expansion Programs throughout the scientists schooling, the issues of maternity and paternity, the resistance of the university field towards working students and the resistance of the professional field of Social Sciences. From the analysis it is possible to consider that most of the trajectories are upward, that programs such as ProUni, Fies and educational credits were essential for the schooling of these scientists, and that many of them face difficulties regarding job opportunities in the area.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17262
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499788-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo710,8 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.