Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17264
Tipo: doctoralThesis
Título: O consumo radiofônico no ecossistema midiático atual: as práticas cotidianas de ouvintes gaúchos residentes nos ambientes rural e urbano
Autor(es): Avrella, Bárbara
Orientador: Cunha, Magda Rodrigues da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: RÁDIO - AUDIÊNCIA
POPULAÇÃO RURAL - ASPECTOS SOCIAIS
POPULAÇÃO URBANA
COMUNICAÇÃO DE MASSA
Resumo: Nesta tese objetivamos compreender a presença da mídia radiofônica nas práticas cotidianas de sujeitos que vivem em áreas rurais e em áreas urbanas do Rio Grande do Sul, analisando as fronteiras tênues entre esses contextos a partir das tecnologias de informação e comunicação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com 18 pessoas, nove residentes em comunidades rurais do município de Tuparendi e nove moradores de um condomínio vertical em Porto Alegre. Buscamos, especificamente, identificar os hábitos dos ouvintes relacionados à mídia radiofônica; verificar de que maneira as relações e atividades do cotidiano influenciam para a apropriação do meio no dia a dia; averiguar quais as transformações na escuta marcam a trajetória histórica desses ouvintes e quais aspectos estão envolvidos nessas mudanças; além de detectar de que maneira a diversidade de ofertas de conteúdos em diferentes plataformas tem impactado na relação com a mídia radiofônica. A partir disso, abordamos teoricamente aspectos relacionados ao cotidiano, ao consumo midiático, à Ecologia da Mídia e às tecnologias digitais, às transformações na mídia radiofônica e na audiência, bem como questões relacionadas ao contexto urbano e rural e às tecnologias de informação e comunicação presentes nesses dois locais.Para o estudo, utilizamos a triangulação proposta por Flick (2009), utilizando como método de coleta, a entrevista semipadronizada, de documentação, a gravação em áudio e de interpretação, a análise qualitativa de conteúdo. Na tese, identificamos um consumo radiofônico diversificado, que ocorre em plataformas, locais e horários distintos, que abrange desde uma audiência fiel ao modelo tradicional de rádio até um público que consome a mídia expandida em diferentes dispositivos. Aspectos como as relações cotidianas, as rotinas, as memórias relacionadas ao meio e a diversidade de ofertas de conteúdos interferem significativamente nos modos de consumo dos participantes da pesquisa.
In this thesis we aim to understand the presence of radio media in the daily practices of subjects who live in rural areas and in urban areas of Rio Grande do Sul, analyzing the blurred borders between these places from the information and communication technologies. For this, we conducted a qualitative research with 18 people, nine living in rural communities in the county of Tuparendi and nine residents of a vertical condominium in Porto Alegre. We seek to identify the listeners' habits related to radio media; to verify how everyday relationships and activities influence the appropriation of the environment on a daily basis; to understand how this habits change the listeners’ life trajectory. In addition, we try to detect how the differents media content has affected the relationship between radio media and its listeners. Then, we developed a theoretical research based on aspects relates to daily life, media consumption, Media Ecology and digital Technologies, transformations in the radio media and the audience, as well as issues linked to the urban and rural context in these two locations. For the study, we use the triangulation proposed by Flick (2009), using as a collection method the semi-standardized interview, documentation, audio recording and interpretation, qualitative content analysis. As a conclusion, we identify a radio consumption diversity, which occurs in different platforms, locations and times, ranging from an faithful audience to the traditional radio model to an audience that expend it time on a variety of media devices. Aspects such as everyday relationships, routines, memories related to the environment and the diversity of content offer affect the consumption patterns of the research participants.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17264
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