Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17265
Tipo: masterThesis
Título: O cinema fantástico no Rio Grande do Sul (1960-2020)
Autor(es): Nunes, Rodrigo Figueiredo
Orientador: Tonin, Juliana
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: CINEMA - RIO GRANDE DO SUL
FILMES DE TERROR
COMUNICAÇÃO
Resumo: O trabalho busca identificar e analisar as manifestações do gênero fantástico dentro do cinema produzido no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1960 até 2020. A proposta abrange todos os formatos de produção possíveis (película, VHS, digital), com seus respectivos tempos de duração (curtas, médias e longas-metragens). A definição de fantástico é trazida por autores como Tzvetan Todorov (1975), Gérard Lenne (1974) e David Roas (2014). O levantamento adota a metodologia da pesquisa documental, conforme definida por autores como Antônio Carlos Gil (2002) e Antônio Severino (2007). Com a devida autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), foram feitas entrevistas com os cineastas responsáveis pelas obras. No total, foram localizados 165 filmes fantásticos no audiovisual gaúcho, que foram divididos em onze categorias temáticas (horror humano, monstros, fantasia, desconhecido, relação com os mortos, terror psicológico, ficção científica, mundos alternativos, duplos malignos, mitos ou lendas do Rio Grande do Sul e antologias). Abertas a múltiplas interpretações, as obras permitem que se vislumbre a sociedade gaúcha sob um viés crítico.
This paper aims to pinpoint and analyse the different manifestations of the fantastic genre produced in the State of Rio Grande do Sul from 1960 to 2000. The proposal embodies all possible production formats (film, VHS, digital) with their respective length of time (short, average and long movies). The definition of fantastic is brought up by authors such as Tzvetan Todorov (1975), Gérard Lenne (1974) and David Roas (2014). The report makes use of the documental methodology, as defined by the likes of Antônio Gil (2002) and Antônio Severino (2007). Interviews with the filmmakers in charge of such works were carried out with the due authorization of the Ethics Commitee for Research of PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Altogether, 165 fantastic audiovisual films made in Rio Grande do Sul were found, and each one was added to its appropriate thematic category (human horror, monsters, the unkown, fantasy, dead people related, psychological terror, science fiction, alternate worlds, double evils, myths or legends of Rio Grande do Sul and anthologies). Open to multiple interpretations, the works allow for a critical outlook on the “gaúcha” (local) society.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17265
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