Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17312
Tipo: masterThesis
Título: Português acadêmico para alunos internacionais: uma proposta da pragmática para a construção de módulos de ensino on-line
Autor(es): Gabbi, Vanessa Cardoso da Silva
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
PORTUGUÊS - ENSINO - ESTUDANTES ESTRANGEIROS
PRAGMÁTICA
LINGUÍSTICA
Resumen: Alicerçada nos estudos da Pragmática, mais precisamente nos conceitos de Sociopragmática e Pragmalinguística (LEECH, 1983; THOMAS, 1983) e na perspectiva de Van Dijk (1977) sobre os atos de fala, esta dissertação propõe dois módulos de ensino-aprendizagem de Português Brasileiro para Fins Acadêmicos (PBFA), com enfoque em alunos internacionais, dando continuidade ao projeto do curso on-line Portuguese360, idealizado por Antunes (2020). Baseando-se na concepção de Swales (1990) sobre gêneros, trabalham-se Biodatas e Tomadas de Notas, através de videoaulas e exercícios assíncronos, que demonstram que o ensino de língua pelo viés da Pragmática possibilita ao aluno um desenvolvimento significativo de suas competências pragmático-linguísticas. A primeira parte é composta pela introdução, que explica a origem, contextualização e justificativa do trabalho, seguindo-se pela fundamentação teórica, que apresenta os principais pilares conceituais utilizados como embasamento para a construção dos módulos. Os capítulos seguintes apresentam os objetivos do trabalho, a elaboração dos módulos Biodata e Tomada de Notas e uma análise e discussão detalhada sobre eles. Por fim, a dissertação tem sua conclusão, que estabelece que os estudos da Pragmática são capazes de dar o aporte teórico necessário para a aquisição de línguas adicionais (LA) e devem ser levados em consideração, a fim de promover o desenvolvimento de competências não só linguísticas, mas também pragmáticas de estudantes de LA.
Centered on the studies of Pragmatics, specifically on the concepts of Sociopragmatics and Pragmalinguistics (LEECH, 1983; THOMAS, 1983), and from the perspective of Van Dijk (1977) on speech acts, this thesis proposes two learning modules of the Brazilian Portuguese for Academic Purposes course Portuguese360, designed by Antunes (2020), which focuses on international students. Also based on Swales’ (1990) conception of genres, Biodata and Note Taking activities are developed through video classes and exercises, which demonstrate that language teaching, according to Pragmatics, allows students to develop significant pragmaticlinguistic competences. The first part of the thesis consists of the introduction, which explains the origin, contextualization, and justification of the work, followed by the theoretical foundation, which presents the main conceptual pillars for the development of the modules. The following chapters present the objectives of the study, the making of the Biodata and Note Taking modules and a detailed analysis and discussion of what was developed. Finally, the thesis is concluded by establishing that the studies of Pragmatics can provide the theoretical support for the acquisition of additional languages (LA) and must be taken into consideration in order to promote the development of not only linguistic but also pragmatic competences in LA students.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17312
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499842-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,35 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.