Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17418
Tipo: masterThesis
Título: Embates discursivos entre o Governo Federal, a BNCC e os marcos legais da educação nacional: uma abordagem dialógica
Autor(es): Catuci, Norberto Niclotti
Orientador: Di Fanti, Maria da Glória Corrêa
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO - BRASIL
Resumen: Diante do atual cenário sociopolítico brasileiro, permeado por discursos intolerantes e, tendo como pressupostos a teoria dialógica do discurso (BAKHTIN, 2010a, 2010b, 2016; VOLÓCHINOV, 2018, 2019; MEDVIÉDEV, 2012), o presente trabalho tem como objetivo geral investigar o embate discursivo entre valores do atual Governo Federal e dos marcos legais da educação nacional, observando a relação de tensão axiológica evidenciada por declarações durante uma reunião ministerial ocorrida em abril de 2020. Como objetivo específico, visa analisar como os valores preconizados pelos diferentes documentos que embasam a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reverberam nos enunciados dos ministros na reunião ministerial, verificando de que modo práticas sócio-históricas intolerantes são refletidas e refratadas no/pelo discurso governista atual. No que tange aos procedimentos metodológicos, seguimos as orientações propostas por Volóchinov (2018), que consideram a interdependência entre esfera de atividade, gênero do discurso e enunciado, e delimitamos para análise enunciados da equipe ministerial, considerando os seguintes critérios: a) evidente responsividade discursiva e relação temática com os documentos relativos à educação nacional e b) relevância do sujeito enunciador, considerando-se o cargo que ocupa no Governo Federal e o impacto de suas declarações e decisões na sociedade.Assim sendo, selecionamos dizeres realizados durante a referida reunião ministerial dos seguintes ministros do governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro: Ricardo Salles (Meio Ambiente), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Abraham Weintraub (Educação) e Paulo Guedes (Economia), e os organizamos conforme afinidade entre suas temáticas centrais e as macroáreas propostas por material oficial de apoio para a implementação da BNCC: Meio Ambiente, Multiculturalismo e Economia. A partir das análises, constatamos que o ideário do discurso do governo bolsonarista encontra-se atravessado ideologicamente por valores avessos aos dos documentos que devem orientar a educação no país, podendo resultar em um conflito contraprodutivo, o qual não anda na esteira das propostas legais, pedagógicas e metodológicas propostas na BNCC.
Within the current socio-political scenario of Brazil, imbued with intolerant speech, and based upon the Dialogical Theory of Discourse (BAKHTIN, 2010a, 2010b, 2016; VOLÓCHINOV, 2018, 2019; MEDVIÉDEV, 2012), this thesis aims to investigate the discursive confrontation between the values held by the current Federal Government and the legal framework of national education in order to observe the axiological tensions evidenced by utterances produced during a presidential cabinet meeting in April 2020. The specific objective of this thesis is to analyze how the values advocated by the different documents in which the Common National Curricular Base (BNCC, in Portuguese) is legally funded reverberated in the utterances of the ministers at the cabinet meeting, and to identify how socio-historical practices - such as intolerance and patrimonialism - are reflected and refracted on/by the discourse of the current Federal Government of Brazil. We follow the methodological guidelines proposed by Volóchinov (2018), which acknowledge the interdependence between fields of activity, speech genres and concrete utterances. We considered the following criteria to select the utterances by the cabinet members for the analysis: a) evident discursive addressivity and thematic relation with documents related to national education and b) relevance of the uttering subject, considering the position they hold in the Federal Government and the impact of their declarations and decisions on society.Consequently, we selected utterances from the aforementioned cabinet meeting produced by the following ministers of President Jair Messias Bolsonaro's cabinet: Ricardo Salles (Environment), Damares Alves (Women, Family and Human Rights), Abraham Weintraub (Education) and Paulo Guedes (Economy), and organized them given the affinity between their central thematics and the Macroareas proposed by official supporting material for the implementation of the BNCC document: Environment, Multiculturalism and Economy, accordingly. From the analyses, we verified that the ideal of Bolsonaro government's discourse is ideologically imbued with values that are contrary to those of the documents that are guidelines for Education policies in Brazil. We conclude that these axiological confrontations may result in a counterproductive conflict that does not follow the legal, pedagogical, and methodological proposals in the BNCC.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17418
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500081-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,82 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.