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dc.contributor.advisorSantos, Andréia Mendes dos
dc.contributor.authorVieira, Renata Gastal
dc.date.accessioned2021-07-14T12:11:55Z-
dc.date.available2021-07-14T12:11:55Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17511-
dc.description.abstractAo finalizar o Ensino Médio, muitos jovens brasileiros passam pelo processo de escolha da profissão e do curso universitário. Essa escolha representa um grande marco identitário, pois trata-se de uma das primeiras escolhas autorais do indivíduo, visto que acontece ao fim da jornada escolar. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência das experiências escolares nas escolhas de carreira de estudantes ingressantes na Educação Superior. A partir da discussão dos conceitos de identidade e sua formação, bem como do entendimento da carreira como uma construção dinâmica que se dá ao longo da vida, este estudo propõe-se a debater o papel da escola e das experiências escolares nesse processo. Buscou-se investigar as marcas e memórias escolares que se relacionam com o projeto de vida e de carreira dos jovens adultos e quais são os pontos de divergência e convergência desse processo entre os participantes. No percurso da pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, realizaram-se entrevistas que foram transcritas e submetidas aos procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados encontrados sugerem que a escola é vista como um espaço e um tempo fundamentais para a construção de carreira dos indivíduos, ainda que não atue de forma direta e sistemática nesse contexto. Além disso, os professores foram citados como figuras importantes de identificação e o período escolar concebido como uma fase de experimentação necessária para o desenvolvimento de um projeto de vida consistente e autônomo. Os jovens, acompanhados de um sentimento de desamparo e incerteza, realizam a escolha profissional com base em aspectos sociais como o reconhecimento da profissão, as expectativas da família e suas aptidões, muitas vezes relacionadas com o conceito que formulam de sucesso.pt_BR
dc.description.abstractAt the end of high school, many young Brazilians go through the process of choosing their professions and their undergraduate courses. This choice represents a great identity mark, as it is one of the individual's first authorial choices, since it happens at the end of the schoolar path. This research aimed to investigate the influence of schoolar experiences on the career choices of students entering Higher Education. From the discussion of the concepts of identity and its formation, as well as the understanding of the career as a dynamic construction that occurs throughout life, this study proposes a discussion among the role of the school and it’s experiences in this process.It sought to investigate the marks and school memories that relate to the life and career project of young adults and what are the points of divergence and convergence of this process among the participants. In the course of the research, of a qualitative and exploratory nature, interviews were conducted that were transcribed and submitted to Content Analysis Procedures (BARDIN, 2016). The results found suggest that the school is seen as a fundamental space and time for the construction of individuals' careers, even though it does not act directly and systematically in this context. In addition, teachers were cited as important identification figures and the school period was conceived as a phase of experimentation necessary for the development of a consistent and autonomous life project. Young people, accompanied by a feeling of helplessness and uncertainty, make their professional choice based on social aspects such as recognition of the profession, family expectations and their skills, often related to the concept they formulate of success.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectCARREIRA PROFISSIONAL - PLANEJAMENTOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleQuando eu crescer: um olhar através do tempo para a influência das experiências escolares na carreira de jovens adultos ingressantes na educação superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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