Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17553
Tipo: masterThesis
Título: Permanência discente em cursos de pedagogia a distância: um estudo a partir da universidade aberta do Brasil
Autor(es): Soso, Felipe Sereno
Orientador: Kampff, Adriana Justin Cerveira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR
EVASÃO UNIVERSITÁRIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO
Resumo: A popularização das tecnologias digitais provocou profundas mudanças na sociedade. As novas formas de interação e comunicação, mediadas por espaços não-físicos, possibilitaram a expansão da Educação a Distância (EaD). Esta modalidade de ensino cresce de forma acelerada no Brasil, ao passo que hoje compreende mais de um quarto de todas as matrículas em cursos de graduação (INEP, 2020a). Porém, os altos índices de evasão pressionam as Instituições de Ensino Superior (IES) a definir estratégias para promover a permanência de seus discentes até a diplomação. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada a partir da necessidade de se olhar para a gestão das instituições e avaliar de que forma estão comprometidas com a permanência discente na modalidade. Com esta investigação, objetiva-se identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Para isso, realizou-se oito entrevistas semiestruturadas com coordenadores de seis IES distintas e análise de documentos institucionais. A compreensão das falas dos gestores e a análise documental enfatizaram que as instituições possuem diferentes níveis de comprometimento com a institucionalização da modalidade, o que reflete diretamente em sua atuação para mitigar a evasão dos estudantes. A partir da identificação de fragilidades nos cursos, bem como de boas práticas referidas na literatura, foram apresentadas diretrizes que almejam promover a permanência dos discentes nos contextos investigados.
The popularization of digital technologies has brought about profound changes in society. The new forms of interaction and communication mediated by non-physical spaces have enabled the expansion of Distance Education (DE). This type of education is growing rapidly in Brazil, and now comprises more than a quarter of all enrollments in undergraduate courses (INEP, 2020a). However, the high dropout rates put pressure on Higher Education Institutions (HEI) to define strategies to promote the permanence of their students until graduation. In this sense, this research was structured from the need to look at the management of institutions and evaluate how they are committed to the permanence of students in the modality. This research aims to identify and analyze how the Higher Education Institutions linked to the Open University of Brazil (UAB) promote the permanence of students in teacher training courses. For this, eight semi-structured interviews were conducted with coordinators of six different HEIs, and analysis of institutional documents. The understanding of the managers’ statements and the document analysis emphasized that the institutions have different levels of commitment to the institutionalization of the modality, which reflects directly on their performance to mitigate the dropout of students. Based on the identification of weaknesses in the courses, as well as good practices referred to in the literature, guidelines were presented that aim to promote the permanence of students in the contexts investigated.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17553
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000500368-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,69 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.