Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/17759
Type: doctoralThesis
Title: A formação profissional em serviço social na contemporaneidade: os desafios ao cumprimento das diretrizes curriculares da ABEPSS em tempos de reordenamento da educação superior
Author(s): Hoepner, Charles Machado
Advisor: Prates, Jane Cruz
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Issue Date: 2021
Keywords: SERVIÇO SOCIAL - ENSINO
ENSINO SUPERIOR
SERVIÇO SOCIAL
Abstract: A presente tese versa sobre a temática da formação profissional em Serviço Social a partir das múltiplas determinações que a conforma. Para tanto, é construída tendo como objetivo geral analisar os aspectos concernentes à Formação Profissional em Serviço Social no Brasil, em tempos de reordenamento da educação superior, para compreender os processos totalizantes que a conformam e de que modo contemplam as diretrizes curriculares da ABEPSS, no intuito de contribuir com a sua reafirmação. Fundamentada na teoria social de Marx, por meio da utilização do método materialista, dialético e histórico e suas categorias de análise, esse estudo se caracteriza como do tipo misto, visto que a mediação entre quantidade e qualidade também caracteriza o método. A escolha por essa temática de estudo visa contribuir para o preenchimento de uma lacuna no campo da produção teórica do Serviço Social, visto que, a partir da análise da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de dois periódicos renomados na área, foi possível concluir que essa temática representa menos de 30% das discussões presentes nos periódicos nos últimos dez anos (2010-2020). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja análise dos dados se deu mediante a utilização da análise de conteúdo. Por meio da técnica de triangulação participaram da pesquisa 05 pesquisadores e/ou ex-presidentes da ABEPSS, cuja inclusão no estudo se deu mediante o envio de questionários online.Também foram selecionados 12 cursos de Serviço Social para compor a amostra da pesquisa tendo como critério de inclusão ser pertencente à uma das 06 regiões da ABEPSS, totalizando 06 cursos de natureza pública e 06 cursos de natureza privada. A partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos, incluindo as ementas das disciplinas e as referências bibliográficas adotadas pode-se concluir que estes tem trazido o debate da teoria social crítica de Marx de forma secundarizada, a partir de seus intérpretes, priorizando, inclusive, autores de outras correntes de pensamento como fundamento teórico no processo de formação profissional. Do mesmo modo, pode-se concluir que embora alguns cursos mencionem a observância das Diretrizes Curriculares da ABEPSS na elaboração dos seus PPS’s, essa relação não se dá sem equívocos e inconsistências. Observa-se que com a reascensão do conservadorismo e o flerte desse com o neoliberalismo e o pensamento pós-moderno essas tendências têm adentrado na arena de disputa do projeto profissional, culminando em uma ameaça a sua consolidação. Por meio do estudo também foi possível inferir que com o processo de mercantilização da educação superior, cuja maior expressão é o EAD, a formação profissional em Serviço Social é majoritariamente conduzida pelo setor privado, incorporando a lógica que orienta “esse serviço”, cujo resultado também recai em um trabalho profissional orientado pela lógica pragmática e imediatista de intervenção na realidade social.
This thesis is specifically concerned with the professional training in Social Work from its multiple determinations. For this purpose, this thesis is structured with the general objective of analyzing aspects related to Professional Training in Social Work in Brazil, in times of reorganization of higher education, to understand the totalizing processes that shape it and how they contemplate the ABEPSS curricular guidelines, in order to contribute to its reaffirmation. Based on Marx's social theory, through the use of the materialist, dialectical and historical method and its analysis categories, this study is characterized as a mixed type, since the mediation between quantity and quality also characterizes the method. The choice of this study theme intends to contribute to filling a gap in the field of theoretical production of Social Work, since, based on the analysis of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and two renowned periodicals in the area, it was possible to conclude that this theme represents less than 30% of the discussions present in journals in the last ten years (2010-2020). This is a bibliographical and documental research, whose data analysis took place through the use of content analysis. Through the triangulation technique, 5 researchers and/or former presidents of ABEPSS participated in the research, whose inclusion in the study took place by sending online questionnaires.Twelve Social Work courses were also selected to compose the research sample, with the inclusion criterion being belonging to one of the six regions of the ABEPSS, totaling six public courses and six private courses.From the analysis of the Political-Pedagogical Projects of the courses, including the disciplines' syllabus and the bibliographic references adopted, it can be concluded that they have brought the debate of Marx's critical social theory in a secondary way, from their interpreters, prioritizing, including authors of other currents of thought as a theoretical foundation in the process of professional training. Likewise, it can be concluded that although some courses mention compliance with the ABEPSS Curriculum Guidelines in the preparation of their PPS's, this relation is not without misunderstandings and inconsistencies. It is observed that with the resurgence of conservatism and its flirtation with neoliberalism and postmodern thought, these trends have entered the arena of dispute over the professional project, culminating in a threat to its consolidation. Through the study, it was also possible to infer that with the process of commodification of higher education, whose greatest expression is distance education, professional training in Social Work is mostly conducted by the private sector, incorporating the logic that guides "this service", whose result it also relies on professional work guided by the pragmatic and immediate logic of intervention in social reality.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17759
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000500499-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,82 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.