Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17763
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScherer, Lilian Cristine-
dc.contributor.authorBorba, Lívia Schleder de-
dc.date.accessioned2021-08-12T12:18:12Z-
dc.date.available2021-08-12T12:18:12Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17763-
dc.description.abstractEstudos na área de bilinguismo já encontraram evidências de que o domínio de mais de uma língua pode trazer benefícios cognitivos ao longo da vida, mas poucos estudos tem se atido aos efeitos cognitivos e sócio-afetivos do aprendizado de língua(s) adicional(is) em uma idade mais avançada. Levando em conta que as diferenças individuais entre aprendizes de língua adicional se acentuam com o passar dos anos, o presente estudo buscou traçar um perfil cognitivo e sócio-afetivo do aprendiz adulto idoso de línguas adicionais com a utilização de um questionário de perfil de aprendiz criado a partir de evidências da literatura. Para isso, dois estudos foram analisados: o Estudo 1, que apresenta uma revisão sistemática de trabalhos que associaram aspectos cognitivos e sócio-afetivos do adulto idoso ao aprendizado de língua adicional, e o Estudo 2, no qual 18 participantes aprendizes idosos de línguas adicionais responderam a três instrumentos: um instrumento de classificação socioeconômica, um questionário de perfil linguístico e um questionário de perfil de aprendiz de língua adicional. Os resultados da análise mostram que no Estudo 1 ainda não há consenso na literatura acerca dos benefícios cognitivos do aprendizado de língua adicional iniciado na terceira idade. Reconhece-se, no entanto, que o adulto idoso pode se beneficiar do processo de aprendizado de língua adicional na dimensão sócio-afetiva. Em conjunto com esses dados, o perfil do aprendiz adulto idoso encontrado no Estudo 2 tem alto status socioeconômico e escolaridade, tem o inglês como língua adicional de preferência e tem dificuldades no desenvolvimento de estratégias de estudo que melhorem a sua memorização de vocabulário. Além disso, ele associa ao processo de envelhecimento a maior parte das dificuldades que encontra como aprendiz. Desse modo, o estudo do perfil do adulto idoso aprendiz de línguas adicionais traz um aporte teórico e metodológico para a geragogia, fundamentando escolhas de ensino, de aprendizado, assim como contribui para a elaboração de material didático voltado para essa população.pt_BR
dc.description.abstractStudies in the field of bilingualism have found evidence that the mastery of more than one language can result in cognitive benefits throughout life, but few studies have addressed the cognitive and socio-affective effects of additional language learning in old age. Taking into account that individual differences among additional language learners increase over the years, the present study sought to trace a cognitive and socio-affective profile of the older adult learner of additional languages using a learner profile questionnaire created from evidence in the literature. To achieve this goal, this work analyzes two studies: Study 1, which is a systematic review aimed at bringing together works that associated cognitive and socio-affective aspects of the older adult with additional language learning, and Study 2, in which 18 additional language older learners responded to three instruments: a socioeconomic classification instrument, a linguistic profile questionnaire and an additional language learner profile questionnaire. The results of this analysis show that in Study 1 there is still no consensus in the literature about the cognitive benefits of additional language learning initiated in old age. It is recognized, however, that the older adult can benefit from the additional language learning process in the socio-affective dimension. Corroborating to this data, the profile of the older learner found in Study 2 showed that older students have high socioeconomic status and education, have English as an additional language of preference and have difficulties in developing study strategies that improve their vocabulary learning. In addition, they associate most of the difficulties they encounter as learners with the aging process. As such, the profile of older adults learning additional languages presented here brings theoretical and methodological contributions to geragogy, offers foundation for teaching and learning choices, and contributes to the creation of teaching material aimed at this population.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApt_BR
dc.subjectIDOSOSpt_BR
dc.subjectCOGNIÇÃOpt_BR
dc.titleO adulto idoso aprendiz de língua adicional: perfil cognitivo e sócio-afetivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_LIVIA_SCHLEDER_DE_BORBA_COMPLETO.pdfTexto completo1,02 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.