Resumo: | Introdução: A Educação do século XXI trouxe aos docentes de História um conjunto de
desafios que precisam ser superados. As tecnologias digitais, quando utilizadas enquanto
recursos pedagógicos, podem colaborar nesta tarefa. A Realidade Aumentada, tecnologia
digital que possibilita projeção de objetos digitais em ambientes reais, apresenta-se como
potencial recurso pedagógico a partir da integração de elementos lúdicos, interativos e
tecnológicos às práticas de ensino de História. Objetivo: Identificar as potencialidades, os
desafios e as limitações da utilização de Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico, a
partir das perspectivas e das experiências de graduandos e graduados em História.
Metodologia: Pesquisa Participante, qualitativa, integrada ao grupo de metodologias de
pesquisa ativas. Orientada pela relação entre concepções teóricas já estabelecidas e perspectivas
e relatos de experiências dos concluintes do curso de extensão comunitária denominado “Ensino
de História: Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico”, o qual se constitui como
ambiente para coleta de dados a partir de questionários aplicados enquanto atividades
avaliativas do próprio curso. Resultados: Os participantes apresentaram posicionamento
positivo para com o uso de Realidade Aumentada em suas práticas pedagógicas, demonstrando
diferentes possibilidade de uso dessa tecnologia digital no ensino de História. Conclusões: A
Realidade Aumentada se constitui como tecnologia digital que potencializa o ensino de
História, ainda que existam limitações técnicas e pedagógicas a serem enfrentadas pelos
docentes e pelos demais usuários. Orienta-se a continuidade das investigações acerca das
potencialidades desta tecnologia enquanto recurso pedagógico para ensino de História e dos
impactos e dos resultados de aprendizagem obtidos pelos estudantes. Introduction: Education in the 21st century has brought challenges to History teachers that
need to be overcome. Digital technologies, when used as pedagogical resources, can collaborate in this task. Augmented Reality (AR) is a digital technology that projects digital objects in real environments. AR may be considered a potential pedagogical resource that integrates playful, interactive, and technological elements in History teaching. Objective: We aim to identify potentialities, challenges, and limitations of using Augmented Reality as a pedagogical resource, based on perspectives and experiences of graduate students and professionals in History teaching. Methodology: We use Participatory Qualitative Research along with Action Research methods to analyze data collected from experience reports written for the extension course entitled “History Teaching: Augmented Reality as pedagogical resource”, relating them to the theoretical conceptions established. Data were collected from questionnaires applied to the participants as the course’s evaluative activities. Results: The participants demonstrated a positive attitude towards the use of Augmented Reality in their pedagogical practices, presenting different possibilities of use of this digital technology in History teaching. Conclusions: Augmented Reality is a digital technology that enhances History teaching, even though there are technical and pedagogical limitations to be faced by teachers and other users. It is pertinent to continue investigating AR’s potential as a pedagogical resource for History teaching, its impacts and students learning outcomes. |