Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/18622
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBagolin, Izete Pengo
dc.contributor.authorFraga, Luana dos Santos
dc.date.accessioned2021-09-30T12:08:06Z-
dc.date.available2021-09-30T12:08:06Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/18622-
dc.description.abstractEsta tese é composta por três ensaios que tratam da mesma temática, mobilidade intergeracional de educação e ocupação. Para a sua realização foram utilizados dados primários e secundários. Nos ensaios um e dois utilizou-se dados coletados através de um questionário estruturado, respondidos por 1031 estudantes de universidades situadas em Porto Alegre. O ensaio três foi construído com a utilização dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014. O primeiro ensaio tem como objetivos i) evidenciar características relacionadas ao capital social, cultural e financeiro dos estudantes universitários da cidade de Porto Alegre; ii) verificar o nível de mobilidade intergeracional e multigeracional de educação e ocupação dos respondentes; e iii) estimar o efeito dos capitais social, cultural e financeiro na mobilidade intergeracional de educação e ocupação desses estudantes em relação ao seus pais. Para análise dos dados foi utilizado estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão logística binária múltipla. Identificou-se que a maioria dos respondentes apresentam capital social, cultural e financeiro bastante abundantes. A maior parte dos estudantes são casos de imobilidade intergeracional de educação e ocupação em relação aos pais e de mobilidade intergeracional ascendente de educação e ocupação em relação aos avós. Verificou-se que o capital financeiro e capital social estão atrelados a menor chance de os indivíduos serem casos de mobilidade em relação aos seus pais. Por outro lado, se os indivíduos pagam apenas parte do curso superior, ou não pagam (por estudarem em universidade pública ou universidade privada), se fizeram o ensino fundamental ou médio em escola pública e se são não brancos, aumenta a chance de serem casos de mobilidade em relação ao pai e/ou a mãe.O segundo ensaio tem como objetivo identificar, de forma quantitativa, o efeito da motivação na mobilidade intergeracional de educação de estudantes do ensino superior. Para análise dos resultados foi utilizado o método de regressão logística ordenada, o qual evidenciou que os estudantes com mais motivação extrínseca- regulação identificação e mais motivação intrínseca, tem maior probabilidade de serem casos de mobilidade intergeracional de educação ascendente em relação aos pais. No entanto, a probabilidade é maior nos casos de baixa mobilidade, ou seja, quando o pai e/ou a mãe tem ensino médio completo. No terceiro ensaio estima-se a persistência multigeracional de educação no Brasil. Além disso, investiga-se se o efeito da educação dos avós na realização educacional dos netos difere por gênero, e distingue-se entre os efeitos indiretos e diretos da escolaridade dos avós na escolaridade dos netos. O estudo é composto por dados de 2.073 famílias, e há dados de escolaridade de pelo menos um indivíduo em cada uma das três gerações consecutivas. Os resultados mostram que a educação dos avós é importante para a educação dos netos e que os efeitos intergeracionais podem persistir por mais de duas gerações apenas através da linhagem matrilineal, para netos. Descobrimos que o status educacional da avó e do avô influencia diretamente a realização educacional de seu neto, além do efeito transmitido pela mãe.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents three essays with the same theme, intergenerational mobility of education and occupation. For its realization, primary and secondary data were used. In essays one and two, data collected through a structured questionnaire, answered by 1031 students from universities located in Porto Alegre, were used. Essay three was constructed using data from the 2014 National Household Sample Survey. The first essay aims to i) highlight characteristics related to the social, cultural and financial capital of university students in the city of Porto Alegre; ii) verify the level of intergenerational and multigenerational mobility of education and occupation of respondents; and iii) estimate the effect of social, cultural and financial capital on the intergenerational mobility of education and occupation of these students regarding their parents. For data analysis, descriptive statistics, exploratory factor analysis and multiple binary logistic regression were used. It was identified that most respondents have very abundant social, cultural and financial capital. Most students are cases of intergenerational immobility of education and occupation in relation to parents and upward intergenerational mobility of education and occupation regarding grandparents. It was found that financial capital and social capital are linked to a lower chance of individuals being mobility cases regarding their parents. On the other hand, if individuals pay only part of their higher education or do not pay (for studying at a public university or private university), if they attended elementary or high school in a public school, and if they are non-white, the chance of being cases increases mobility in relation to the father and/or the mother.The second essay aims to quantitatively identify the effect of motivation on higher education students' intergenerational mobility. The ordered logistic regression method was used to analyze the results, which showed that students with more extrinsic motivation-identification regulation and more intrinsic motivation are more likely to be cases of intergenerational mobility of ascending education in relation to parents. However, the probability concerning in cases of low mobility, that is, when the father and/or mother has completed high school. The third essay estimates the multigenerational persistence of education in Brazil. Furthermore, we investigate whether the effect of grandparents' education on grandchildren's educational attainment differs by gender and distinguishes between the indirect and direct effects of grandparents' education on grandchildren's education. The study is composed of data from 2,073 families, and there are schooling data for at least one individual in each of the three consecutive generations. The results show that grandparents' education is essential for grandchildren's education and that intergenerational effects can persist for more than two generations only through the matrilineal lineage, for grandsons. We found that the educational status of the grandmother and grandfather directly influences the educational achievement of their grandson, in addition to the effect transmitted by the mother.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMOBILIDADE SOCIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES FAMILIARESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleMeu (ante)passado me condena? Três ensaios sobre mobilidade intergeracionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500682-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,36 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.