Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/18696
Tipo: masterThesis
Título: Perspectivas de professores em contextos de diversidade etnocultural: um olhar para o imigrante
Autor(es): Pires, Mirian do Nascimento Batista
Orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: EDUCAÇÃO BÁSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
IMIGRANTES - EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta dissertação teve por objetivo analisar as perspectivas dos professores que trabalham em contextos de diversidade etnocultural (decorrente de movimentos de imigração recente), de modo a identificar se seus discursos revelam uma postura assimilacionista ou de inclusão em relação a seus alunos imigrantes. Este trabalho se amparou no conceito de natalidade, de Arendt (2016), para discutir sobre o papel da educação na sociedade, e na interpretação deste conceito aplicado ao sujeito em situação de deslocamento, de Veck (2020). Além disso, esta pesquisa explorou os princípios da Pedagogia Culturalmente Responsiva, de Gay (2018), como uma abordagem inclusiva de ensino para alunos etnicamente diversos. Através de uma abordagem qualitativa, e utilizando a entrevista semi-estruturada como técnica de coleta, analisaram-se 11 transcrições de professores das redes municipal e estadual do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Adotou-se como metodologia a codificação e categorização em Primeiro e Segundo ciclos, conforme Saldaña (2013). Os resultados da análise revelaram que a perspectiva predominante entre os participantes da amostra é inclusiva, manifestando-se através das ações pedagógicas em função da presença de alunos imigrantes em sala de aula.
This Master’s thesis aimed at analyzing the perspectives of teachers who work in ethnical diversity contexts, in order to identify whether their speech reveal an assimilationist approach or an inclusive one towards their immigrant students. This study draws on the concept of natality, by Arendt (2016), to discuss the role of education in society, and it is also inspired by the interpretation of natality’s concept applied to the displaced person, by Veck (2018; 2019; 2020). Besides, this study explores the principles of Culturally Responsive Teaching, by Gay (2018), as an inclusive approach to teaching ethnically diverse students. Through qualitative research, using the semi structured interview as data collection technique, 11 interview transcripts of teachers from public schools in Rio Grande do Sul (RS, Brazil) were analysed. Coding and categorization in First and Second cycles based on Saldaña (2013) were used as methodology. The results show that the perspective amongst the sample’s participants is predominantly inclusive, and it is mostly expressed in the pedagogical practices due to the present of immigrant students in their classrooms.
URI: https://hdl.handle.net/10923/18696
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500808-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,75 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.