Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/18979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Luciano Denardin de
dc.contributor.authorRodrigues, Laércio do Carmo
dc.date.accessioned2021-10-19T12:06:25Z-
dc.date.available2021-10-19T12:06:25Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/18979-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender as percepções de estudantes quanto ao uso das tecnologias de realidades aumentada e virtual, suas contribuições na compreensão dos conceitos de Química em um contexto de pandemia e aulas remotas. Elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática na qual aplicativos tanto de realidade aumentada, quanto de realidade virtual foram utilizados para promover atividades envolvendo conteúdos de química. Esta pesquisa tem aspectos qualitativos, enquadrando-se em um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados: questionários digitais junto aos alunos de duas escolas particulares e duas públicas com a finalidade de investigar as percepções deles em relação ao uso dessas tecnologias na educação. As repostas coletadas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Chegou-se a quatro categorias finais a priori, a saber, usabilidade, engajamento, motivação e aprendizagem ativa. Os resultados demostraram a importância do uso das realidades aumentada e virtual na disciplina de Química, uma vez que elas facilitam o entendimento dos conteúdos, diminuem a necessidade de abstração por parte do aluno, contribuem para que eles fiquem motivados e engajados nas atividades. O fato das atividades serem realizadas de maneira assíncrona, mostram que algumas dificuldades encontradas pelos alunos no uso dos aplicativos são mais difíceis de serem contornadas caso o contexto de aplicação fosse de um ensino presencial. Ademais, apresentam-se algumas limitações em relação às tecnologias empregadas, como por exemplo a pouca oferta de aplicativos em língua portuguesa e a diversidade de smartphones usados pelos alunos e que muitas vezes não possuem os recursos necessários para que os aplicativos com essas tecnologias funcionem da forma esperada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand the perceptions of students regarding the use of technologies of augmented and virtual realities, their contributions in the understanding of the concepts of Chemistry in a pandemic context and remote classes. A didactic sequence was developed and applied in which applications of both augmented reality and virtual reality were used to promote activities involving chemistry content. This research has qualitative aspects, being part of a case study. Data collection instruments were used: digital questionnaires with students from two private and two public schools to investigate their perceptions regarding the use of these technologies in education. The collected responses were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD). We reached four final categories a priori, namely usability, engagement, motivation and active learning. The results demonstrated the importance of the use of realities increased and virtual in the discipline of Chemistry, since they facilitate the understanding of the contents, decrease the student’s need for abstraction, contribute to their being motivated and engaged in the activities. The fact that the activities are performed in an asynchronous manner shows that some difficulties encountered by students in the use of the applications are more difficult to circumvent if the context of the application was an in-person teaching. In addition, there are some limitations in relation to the technologies employed, such as the limited offer of Portuguese-language applications and the diversity of smartphones used by students, who often do not have the resources necessary for applications with these technologies to function as expected.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectREALIDADE VIRTUALpt_BR
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleRealidades aumentada e virtual no ensino de química: aplicação e avaliação no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000500855-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,33 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.