Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/18980
Tipo: masterThesis
Título: Percepções sobre a prática docente e sentimentos dos professores de ciências e matemática durante a pandemia: uma análise à luz do TPACK
Autor(es): Teixeira, Luana Correia de Melo
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO
CIÊNCIAS - ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DOENÇA POR COVID-19
EDUCAÇÃO
Resumen: COVID-19, uma nova doença que rapidamente se propagou pelo mundo e se transformou em uma pandemia que afetou a forma como se vive. Essa nova doença forçou a adoção do isolamento social como medida de contenção de sua propagação, levando ao fechamento de escolas e à adoção da modalidade de ensino remoto emergencial. Professores viram-se em uma nova modalidade de ensino completamente diferente do habitual e com muitos impasses, como: as desigualdades sociais, difícil acesso às tecnologias e à internet. Por este motivo esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções, sentimentos e implicações no fazer docente dos professores de ciências e matemática durante a pandemia de COVID-19. Esta pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e teve como participantes de pesquisa professores de Ciências e Matemática da Educação Básica de todo Brasil.Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário e entrevistas semiestruturadas, cujos resultados foram, posteriormente, analisados à luz do modelo teórico TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), pelo método da Análise Textual Discursiva. A partir da análise emergiram três categorias: (1) Percepções dos professores acerca da gestão escolar; (2) Percepções acerca do fazer docente e (3) Percepções em relação aos estudantes. Os resultados combinados dos questionários e das entrevistas evidenciam a disparidade da educação pública e da privada em questões como infraestrutura, apoio técnico ao professor, disponibilidade de capacitações e flexibilidade e agilidade na tomada de decisões. Além disso, a adoção da modalidade remota emergencial de ensino ressaltou as dificuldades de acesso e utilização das tecnologias digitais, bem como deflagrou situações danosas à saúde mental de estudantes e professores, tendo sido um importante tema de discussão ao longo da pandemia.
COVID-19, a disease that quickly spread worldwide, became a pandemic and deeply affected daily life. Due to the measures needed to control the virus dissemination, such as social isolation and lockdown, schools were closed and an emergency remote teaching model was adopted. Teachers faced a completely unfamiliar model with a plethora of challenges: social inequality, lack of access to technologies and inadequacy of internet connection. Therefore, this research aims to understand, through TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), science and mathematics teacher’s perceptions, feelings and adjustments on their teaching practice during the COVID-19 pandemic. The method chosen for this research was a qualitative case study with Brazilian basic education teachers of science and maths. Data was collected initially through a survey and later on semi structured interviews held with the teachers. Data investigation was performed through the lenses of TPACK applying Discursive Textual Analysis. Three main categories were formed by data analysis: (1) Teachers’ perceptions on school management, (2) Teachers’ perceptions on their teaching practice, and (3) Teachers’ perceptions on students. The result yielded by analysis of surveys and interviews demonstrate disparities between public and private education regarding infrastructure, technical support to teachers, qualification availability, and flexibility and agility on decision-making. Moreover, the adoption of remote teaching model highlighted the difficulty to access and use digital technologies, as well as a perceived effect on students and teachers’ mental health.
URI: https://hdl.handle.net/10923/18980
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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