Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/19223
Tipo: masterThesis
Título: Estudo da transição do ensino fundamental para o ensino médio, em ciências da natureza/química, na perspectiva de estudantes e professores
Autor(es): Nogueira, Bettina Mühlen
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDANTES - ATIVIDADES
CIÊNCIAS - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta dissertação teve por objetivo compreender os impactos do processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio em Ciências da Natureza e Química. Para atingir esse objetivo, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Para isso, analisou-se como se caracteriza essa etapa, identificaram-se as possíveis dificuldades e foram propostas possíveis alternativas para as dificuldades identificadas. O tema trata a percepção de estudantes e professores da Educação Básica, a partir da aplicação de questionários e de uma revisão de literatura. Com vistas de abordar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio nas disciplinas de Ciências da Natureza e Química, os participantes cursavam ou lecionavam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Analisaram-se os dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva. A discussão realizada fundamentou-se na revisão de literatura realizada. A partir dos enunciados obtidos provenientes dos dados dos questionários dos professores emergiu quatro grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor, fatores associados aos estudantes, fatores associados à escola e fatores associados a questões contemporâneas. A discussão dos enunciados obtidos a partir dos dados dos questionários dos estudantes, teve como objetivo a comparação com as grandes categorias finais provenientes dos professores, com vistas de validar a pesquisa, analisando suas similaridades e diferenças. Dessa forma, emergiram duas grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor e fatores associados aos estudantes.
This dissertation aimed to understand the impacts of the transition process from Elementary School to High School in Natural Sciences and Chemistry. To achieve this objective, the research has a qualitative approach. For this, it was analyzed how this stage is characterized, possible difficulties were identified and possible alternatives were proposed to the difficulties identified. The theme deals with the perception of students and teachers of Basic School, through the application of questionnaires and a literature review. Regarding to addressing the transition from Elementary School to High School on disciplines of Natural Sciences and Chemistry, the participants attended or taught in the 8th and 9th degree of Elementary School and 1st year of High School. The obtained data was analyzed using Textual Discursive Analysis. The carried out discussion was based on the carried out literature review. From the statements obtained from the data on teachers' questionnaires, four major final categories emerged, which are: associated factors to the teacher, associated factors to the students, associated factors to the school and associated factors to contemporary issues. The enunciation’s discussion obtained from the students' questionnaires, aimed at comparing the large final categories obtained from the teachers, with a view to validating the research, analyzing the similarities and differences. In that way, two major final categories emerged, namely: associated factors to the teacher and associated factors to the students.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19223
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500882-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,18 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.