Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/19236
Type: masterThesis
Title: Relações entre perguntas dos estudantes e argumentações produzidas durante atividades em ciências nos anos iniciais
Author(s): Costa, Daniela da
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2020
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract: A importância do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais é caracterizada pela oportunidade de desenvolvimento de habilidades de questionamento e argumentação desses estudantes. Por isso, desenvolver atividades que visem compreender a pergunta e a argumentação desses estudantes torna-se relevante para o Ensino de Ciências. Assim, esta dissertação busca responder o problema de pesquisa: De que modo as perguntas iniciais dos estudantes se relacionam com seus argumentos durante atividades em Ciências nos Anos Iniciais? A pesquisa deu-se em duas escolas públicas de Educação Básica de Porto Alegre, RS, nas quais foi realizada a investigação com estudantes de 3° ano dos Anos Iniciais e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu de duas maneiras: com os estudantes, por meio de uma atividade de intervenção denominada As aves e seus bicos e com os professores, por meio de entrevista semiestruturada. Tanto a atividade de intervenção quanto a entrevista dos professores foram gravadas e transcritas. A análise dos dados deu-se por meio do Layout de Toulmin e da Análise Textual Discursiva – ATD.Portanto, as possíveis respostas para a pergunta supracitada foram: a) as perguntas iniciais dos estudantes apresentaram caráter explicativa causal, descritiva e preditiva; b) os estudantes desenvolveram perguntas em sala de aula categorizadas em perguntas associadas à contextualização do conteúdo das imagens e perguntas associadas à descrição das características das imagens; c) as relações entre as perguntas iniciais dos estudantes e seus argumentos foram de natureza preditiva, contextualizada e de ampliação do conhecimento; e d) da percepção dos professores frente a atividade que permitiu o ato de perguntar e argumentar aos estudantes emergiu duas categorias: os fatores que contribuem para a promoção do questionamento e da argumentação em sala de aula e os entraves para a promoção do questionamento e a argumentação em sala de aula.
The importance of Science Teaching in the Early Years is characterized by the opportunity to develop questioning and arguing skills for these students. Therefore, developing activities that aim to understand the question and the arguments of these students becomes relevant for Science Teaching. Thus, this study seeks to answer the research question: How do students' initial questions relate to their arguments during activities in Science in the Early Years? The research occurs in two public schools of Basic Education in Porto Alegre, RS, in which the investigation was carried out with 3rd-year students of the Early Years and their respective teachers. Data collection occurs in two ways: with students, through an intervention activity called the birds and their beaks, and with teachers, through semi-structured interview. Both the intervention activity and the teachers' interviews were recorded and transcribed. Data analysis was performed using the Toulmin layout and Textual Discursive Analysis - ATD.Therefore, the possible answers to the aforementioned question were: a) the students' initial questions were causal, descriptive and predictive; b) students developed questions in the classroom categorized into questions associated with the contextualization of the content of the images and questions associated with the description of the characteristics of the images; c) the relationships between the students' initial questions and their arguments were predictive, contextualized and knowledgeexpanding; and d) the perception of teachers regarding the activity that allowed the act of asking and arguing to students, two categories emerged: the factors that contribute to the promotion of questioning and argumentation in the classroom and the obstacles to the promotion of questioning and argumentation in the classroom.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19236
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000500883-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,99 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.