Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Desaulniers, Julieta Beatriz Ramos | en_US |
dc.contributor.author | Orlandi, Miguel Antônio | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:44:57Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:44:57Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/1959 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada nesta dissertação investiga as relações estabelecidas no interior do subcampo marista do RS com o intuito de, através da história, recompor como vem constituindo-se a formação do habitus religioso marista nos educandos e educadores das obras sociais. Na década de 90, enquanto o mundo se adequava às mudanças impostas pela globalização, os maristas do RS decidiram, impulsionados pela Lei da Filantropia e pelas conclusões do XIX Capítulo Geral, que as províncias deveriam voltar suas atividades para os cidadãos mais vulneráveis do espaço social. E, no ano de 1994, respondendo a estes apelos, o Subcampo Marista do RS decide favoravelmente à fundação, em Porto Alegre, de uma obra social de grande porte, inaugurada em 1996 e denominada de CESMAR. A experiência dos maristas na formação de crianças e adolescentes se restringia a colégios particulares. A nova experiência com obras sociais gera"instabilidades" quanto à aplicação dos métodos e recursos educacionais, o que provoca descontinuidade pedagógica e disputas no interior do subcampo, no que se refere à expansão das obras sociais e a manutenção de bolsas de estudo. Tal problemática se estabeleceu como objeto de pesquisa desta dissertação e através de hipóteses foi feito o tensionamento com a Teoria dos Campos de Bourdieu, utilizando-se para isso diferentes instrumentos de coleta de dados, era necessário testar as evidências. Investigar gênese da formação do habitus religioso marista e as relações do subcampo marista com o Campo do Poder e com o próprio Campo Religioso, possibilitou um resgate histórico e uma possível projeção de futuro,"sonhada" pelos principais articuladores do subcampo marista do RS. O papel que as obras sociais desempenham no subcampo marista é fundamental na sua capitalização, pois ampliam a possibilidade de formação dos cidadãos, através da educação, principal"moeda de troca" dos maristas.Optar pela manutenção e ampliação do subcampo religioso marista implica em optar pela formação do habitus religioso das crianças e adolescentes e conseqüentemente pela continuidade das obras sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO MARISTA | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO RELIGIOSA | pt_BR |
dc.subject | INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS - AÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO E PROBLEMAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | MARISTAS | pt_BR |
dc.subject | SOCIEDADES FILANTRÓPICAS | pt_BR |
dc.title | Obras sociais maristas & formação do habitus religioso | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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