Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gutfreind, Cristiane Freitas | en_US |
dc.contributor.author | Contreras, Carolina Andrea Díaz | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:45:17Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2004 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho examina os três filmes de longa-metragem dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003) e Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), sempre protagonizados por mulheres. Nosso propósito é pensar essas personagens em diálogo com a dificuldade de definir a ideia de mulher e o feminino, questionando temáticas de gênero, assim como a rigidez dos esquemas culturais da identidade sexual (Judith Butler, 2001). Coppola nos permite refletir sobre a representação (Francesco Casetti, 1996 e Jacques Rancière, 2005) das mulheres, através de personagens autônomas e deslocadas, que vivem em ambientes opressivos. As protagonistas desses filmes estão unidas por temas como a exploração do erotismo e o estado de contemplação, que são sintomas das sociedades contemporâneas e mostra da incerteza do sujeito. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo examina las tres películas de largometraje dirigidas por Sofia Coppola: Vírgenes suicidas (The virgin suicides, 1999), Perdidos en Tokio (Lost in translation, 2003) y Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), siempre protagonizadas por mujeres. Nuestro propósito es pensar esas personajes en diálogo con la dificultad de definir a la mujer y lo femenino, cuestionando temas de género, así como la rigidez de los esquemas culturales de la identidad sexual (Judith Butler, 2001). Coppola nos permite reflexionar sobre la representación (Francesco Casetti, 1996 y Jacques Rancière, 2005) de las mujeres, a través de personajes autónomas y desadaptadas, que viven en ambientes opresivos. Las protagonistas de estas películas están unidas por temas como la exploración del erotismo y estado de contemplación, que son síntomas de las sociedades contemporáneas y muestra de lo incierto del sujeto. spa | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | CINEMA | pt_BR |
dc.subject | CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA | pt_BR |
dc.subject | COPPOLA, SOFIA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PERSONAGENS (CINEMA) | pt_BR |
dc.subject | MULHERES NO CINEMA | pt_BR |
dc.title | Personagens femininas na filmografia de Sofia Coppola: representações e identidade no cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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