Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2038
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dc.contributor.advisorSilva, Juremir Machado daen_US
dc.contributor.authorPiedras, Elisa Reinhardten_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:35Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:35Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2038-
dc.description.abstractDiante da riqueza das possibilidades e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão interessada: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como as pessoas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Buscando alguma compreensão, exploramos teoricamente como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pósmoderna, e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano através de entrevistas e grupos de discussão, seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise de recepção, observamos os relatos de dez mulheres adultas sobre aspectos do seu imaginário e suas práticas de consumo, especialmente de sua relação cotidiana com a publicidade. Ao longo de uma cuidadosa descrição e análise dos dados, nos aproximamos de resultados que explicitam generalidades femininas e distinções motivadas por variações de escolaridade, renda e idade, emergentes da relação publicidade-imaginário-consumo, que depois interpretamos à luz das teorias.pt_BR
dc.description.abstractFace à la richesse des possibilités et en se méfiant des certitudes, nous posons à la communication publicitaire, une question intéressée : Comment l’imaginaire et la consommation traversent la relation quotidienne des personnes à la publicité ? Comment les personnes définissent leur relation à la publicité, quelles utilisations en font-elles, quelles compétences ont-elles développées pour la comprendre, comment s’approprient-elles ce flux publicitaire ? Cherchant à comprendre, nous explorons théoriquement comment l’imaginaire traverse la publicité, sa relation avec la consommation dans sa configuration postmoderne, et la communication persuasive comme technologie de l’imaginaire et de séduction, son fond, sa forme et ses pratiques quotidiennes. Par une stratégie pluri-méthodologique qui cherche une approche du quotidien par des entretiens et groupes de discussion, suivant les présupposés théoriques de la sociologie compréhensive et de l’analyses de réception, nous observons les récits de dix femmes adultes sur les aspects de leur imaginaire et de leurs pratiques de consommation, et particulièrement leur rapport quotidien à la publicité. Au cours d’une description attentive et d’une analyse des données, nous observons des résultats qui révélent des généralités féminines et des distinctions liées à la scolarité, au revenu et à l’âge, qui émergent de la relation publicité-imaginaire-consommation, que nous interprétons ensuite à la lumière de théorisations. freen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectANÚNCIO (PUBLICIDADE)pt_BR
dc.subjectCOTIDIANO - MULHERESpt_BR
dc.subjectIMAGINAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONSUMOpt_BR
dc.titlePublicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano femininopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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