Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gerbase, Carlos | en_US |
dc.contributor.author | Felizardo, Cristina Kessler | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:45:47Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2068 | - |
dc.description.abstract | Aiming to investigate sex and sexuality representations imparted over the years, by the cinema of fiction feature film produced in Rio Grande do Sul, the study seeks to map some of the major aesthetic and narrative strategies used to approach sexuality kinematics especially in this filmography. To this end, the research conducts a survey of works produced since the early days of cinema feature film in the state to the year 2009. It then proposes an indexation of filmic fragments (scenes/sequences) that contain representations of diegetic sex, whose contents are analyzed taking into account formal and symbolic aspects, the relationships that can be established amongst the works, and also between them and their historical and social context of production. The qualitative evidence confirms the existence of strategies of sex representation common to different works, even though their uses are changed according to the time of production. The recurrences and the evolution of such strategies in accordance with the socio-historical context in which they operate allow the survey to propose a grouping of filmic fragments, generally in three phases: a phase predominantly elliptical and metaphoric, in which sex is kept restricted to offscreen representations, which corresponds to the movies prior to 1979; a phase of radical break with the previous model, operated by the films produced during the 1980s and that inaugurates new themes and imagery representations of greater explicitness, and a hybrid phase corresponding to the predominant representations from the years 1990 and that seem to revisit the relatively limited repertoire of symbols that had been consolidated in previous decades. | en_US |
dc.description.abstract | Com o objetivo de investigar as representações do sexo e da sexualidade veiculadas, ao longo dos anos, pelo cinema de ficção em longa-metragem produzido no Rio Grande do Sul, o estudo procura mapear algumas das principais estratégias narrativas e estéticas utilizadas para abordar a sexualidade cinemática nesta filmografia. Para tal, realiza um levantamento das obras produzidas desde os primórdios do cinema de longa-metragem no estado até o ano de 2009. Em seguida, propõe uma indexação dos fragmentos fílmicos (cenas/sequências) que contêm representações do ato sexual diegético, cujos conteúdos são analisados levando em consideração aspectos formais e simbólicos, as relações que podem ser estabelecidas entre as obras e, ainda, entre elas e seu contexto histórico-social de produção. As evidências qualitativas confirmam a existência de estratégias de representação do sexo comuns a diversas obras, ainda que seus usos sofram alterações de acordo com a época de produção. As recorrências e as evoluções de tais estratégias de acordo com o contexto sócio-histórico em que estão inseridas permitem à pesquisa propor um agrupamento dos fragmentos fílmicos, de maneira geral, em três fases distintas: uma fase predominantemente elíptica e metafórica, na qual o sexo é mantido restrito às representações extracampo e que corresponde aos filmes anteriores a 1979; uma fase de ruptura radical com o modelo anterior, operada pelos filmes produzidos durante a década de 1980 e que inauguram novas temáticas e representações de maior explicitude imagética; e uma fase híbrida, correspondente às representações predominantes a partir dos anos 1990 e que parecem revisitar, como se operassem uma espécie de síntese, o repertório simbólico relativamente limitado que se consolidara ao longo das décadas precedentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | CINEMA - RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | CINEMA - HISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.title | Entre o prazer e o pudor: representações do sexo e da sexualidade no cinema produzido no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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