Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto deen_US
dc.contributor.authorSchneider, Carlaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:47Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:47Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2069-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo estudar como a interação e o relacionamento ocorrem numa situação comunicacional específica, mediada por computador, com acesso público e irrestrito - através da Internet. Considera a perspectiva relacional do sistema organização-públicos que envolve a atividade de Relações Públicas. Nesse sentido, esta pesquisa é composta por duas partes distintas: 1) fundamentação teórica, com a revisão e estudo da bibliografia existente sobre as noções de interação, relacionamento e públicos, e 2) realização de pesquisa aplicada, considerando-se a interação e o relacionamento observados nas “Pílulas da Qualidade”. Estas, por sua vez, caracterizam-se como uma comunicação estratégica que apresenta conteúdos da gestão da qualidade, por meio de doze narrativas, em desenho animado, observadas no período de outubro de 2001 a julho de 2007. Esse tipo de comunicação é uma iniciativa concebida pelo Programa Gaúcho da Qualidade para a Produtividade (PGQP) e está disponível no portal Qualishop Online. Para atingir seu objetivo e responder ao problema proposto, esta pesquisa adota, como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental e a análise textual discursiva de cada uma dessas “Pílulas da Qualidade”.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand how interaction and relationships happen in a specific communicational situation mediated by a computer available to all people and of unlimited access to internet. It considers the relational perspective of the system organizationpublic which envolves the Public Relations activity. In that matter, this research is composed of two different parts: 1) thoretical basis, with review and study of existing bibliography about ideas on interaction relationships and public, and 2) performing the aplied research, given the interaction and the relationship observed in “Pills of Quality”. Those are characterized as a strategic communication which presents contents of quality management throght twelve narrations in animation observed from October 2001 to July 2007. This kind of communication is an iniciative of the Gaúcho Program of Quality for Productivity (PGQP) and it is available at the site Qualishop Online. In order to achieve its goal and respond to the problem question, this reasearch adopts, as methodological procedure, documental research and discursive textual analisys of each of these “Pills of Quality”.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subjectINTERFACE COM O USUÁRIOpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectMEDIAÇÃOpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.titleA interação e o relacionamento nas "pílulas da qualidade": um caso de relações públicas na internetpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000401044-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,29 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.