Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2073
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Neusa Demartinien_US
dc.contributor.authorWestphalen, José Henriqueen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:51Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:51Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2073-
dc.description.abstractAs transformações ocorridas na sociedade e a influência dos meios de comunicação nos processos político e representativo alteraram as relações candidato X eleitor, exigindo profissionalismo e domínio dos media. O presente estudo tem por objeto analisar a aplicação das técnicas do marketing político e do marketing eleitoral no planejamento de comunicação e na construção da imagem do candidato José Henrique Westphalen à Câmara de Vereadores de Cruz Alta, no pleito de 2008, identificando esses elementos nas peças gráficas, e se houve influência da comunicação no resultado eleitoral. Conclui que a utilização das técnicas de marketing político e eleitoral foram fundamentais na obtenção do resultado final da eleição. Destaca que o estudo trouxe um novo modelo de análise para campanhas proporcionais, rico em detalhes científicos, com teóricos pertinentes e uma visão específica para tratar essas questões, dentro de um caso real, aplicado em uma eleição recente, com mensuração dos dados através de enquetes e dados estatísticos legais.pt_BR
dc.description.abstractThe changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectMEIOS DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROPAGANDA POLÍTICApt_BR
dc.subjectMARKETING POLÍTICOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTOpt_BR
dc.subjectELEIÇÕESpt_BR
dc.subjectPOLÍTICApt_BR
dc.titleO uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000423355-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,06 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.