Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/20841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEggert, Edla
dc.contributor.authorModel, Eliandra Silva
dc.date.accessioned2022-03-22T12:05:30Z-
dc.date.available2022-03-22T12:05:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/20841-
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar a presença – ou não – da educação tecnológica direcionada para mulheres empobrecidas e estudantes do PROEJA em artigos publicados nas revistas de dois Institutos Federais: a revista #Tear, do IFRS e a revista EJA em Debate, do IFSC. O recorte temporal das edições foram os anos de 2012 a 2017. Para a realização da análise dos artigos selecionados, utilizaram-se a análise documental, a hermenêutica feminista e a educação popular. A análise indica a invisibilização das mulheres estudantes no PROEJA. Na revista EJA em Debate, especializada em Educação de Jovens e Adultos (EJA), não foram encontrados artigos com reflexões indicando "mulheres na educação tecnológica". E a contribuição da revista #Tear apresentou indícios de que é possível discutir e refletir sobre nossos/as estudantes no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A invisibilidade ou a ausência de estudos sobre as mulheres estudantes do PROEJA, nas revistas, sinaliza um reflexo sobre como a educação tecnológica que envolve mulheres ainda é um campo de estudo para os Institutos Federais e para a sociedade em geral.pt_BR
dc.description.abstractThis search aimed to analyse the presence or not of technologial education targeting impoverished women and students attending PROEJA in articles published in journals of two IF (from Portuguese: Institutos Federais; in English: Federal Institutes): #Tear, journal from the IFRS; and EJA em Debate, journal from the IFSC. The time frame of the issues was years 2012 and 2017. To carry out the analysis of the articles selected, we made use of documental analysis, feministic hermeneutics and popular education. The analysis indicates the process of invisibilization of women/students on PROEJA. On the journal EJA em Debate, specialized in EJA - Educação de Jovens e Adultos (Education for Young and Adults), no articles reflecting on “women in technological education” were found. And the contribution of #Tear journal showed evidence that it is possible to discuss and reflect about our students attending PROEJA – the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the modality of Education for Young and Adults. The invisibility or lack of studies on women attending PROEJA, on those journals, signals a reflection on how the technological education of women is still a field of study for the Federal Institutes and the society in general.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectMULHERES - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação tecnológica ao alcance de todas? a invisibilidade das mulheres empobrecidas em revistas produzidas por instituições federais do Sul do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000502482-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,49 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.