Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2090
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCauduro, Flávio Viniciusen_US
dc.contributor.authorBernardes, Saimonen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:57Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:57Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2090-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze how the postmodern visual communication is using digitally generated women in substitution of real women based on the methodology of the Hermeneutics of Depth by John B. Thompson (1995). Thus, initially it is presented the different forms that the human figure was represented at diverse moments of the art's history. After that, one verifies the principles of the hyperrealist art movement, presenting the work of some artists of the 1960's, as well as the work of Ron Mueck, an artist of the 1990's, also considered hypperrealist. Later is made an approach regarding the digital resources and its impact on the contemporary society. In this sense, the question of the human figure simulation is also approached presenting some techniques that had been developed, in attempt of representing the human being in the most realistic way as possible. After, the context of the after-modernity is analyzed that allows to verify which the existing characteristics in this context influences directly the visual communication. Finally, an analysis of the digital women in the after-modern visual communication, presenting its main characteristics and peculiarities. Moreover, a detailed analysis is made about two types of digital women who are being used in the context of the printed advertising and the televised journalism. With this approach is possible to see of a more detailed way, how the postmodern visual communication is making use of digital women and how the context where they are inserted influences directly its representations. Without concerning the possibility of having absolute answers, this text is an attempt to present a trend which, gradually, is being identified in different postmodernmedia.en_US
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar como a comunicação visual pós-moderna está utilizando mulheres criadas digitalmente em substituição ao uso de mulheres reais baseados pela metodologia da Hermenêutica de Profundidade de por John B. Thompson (1995). Assim, tem-se inicialmente a apresentação das diferentes formas que a figura humana foi representada em diversos momentos da história da arte. Em seguida, verifica-se os princípios da tendência de arte hiperrealista, apresentando o trabalho de alguns artistas da década de 60, bem como o trabalho de Ron Mueck, artista da década de 90, também considerado hiperrealista. Depois fazse uma abordagem a respeito dos recursos digitais e seu impacto na sociedade contemporânea. Nesse sentido, aborda-se também a questão da simulação da figura humana apresentando algumas técnicas digitais que foram e são desenvolvidas, na tentativa de representar o ser humano da maneira mais realista possível. Após isso, analisa-se o contexto da pós-modernidade que permite verificar quais as características existentes nesse contexto, influenciam diretamente na comunicação visual. Por fim, realiza-se uma análise das mulheres digitais na comunicação visual pós-moderna, apresentando suas principais características e peculiaridades. Além disso, faz-se uma análise mais detalhada de dois tipos de mulheres digitais que estão sendo utilizadas no contexto da mídia impressa publicitária e no telejornalismo televisivo, o que possibilita mostrar de uma maneira mais detalhada, como a comunicação visual pós-moderna está fazendo uso de mulheres digitais e de que maneira o contexto em que estão inseridas influenciam diretamente na sua representação. Sem preocupar-se em ter respostas absolutas, o texto é uma tentativa de apresentar uma tendência que aos poucos está sendo identificada em diferentes meios de comunicação na pós-modernidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpt_BR
dc.subjectMULHERES NA COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCULTURA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.titleMulheres digitais: uma tendência na comunicação visual pós-modernapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000389647-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,57 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.