Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2110
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Neusa Demartinien_US
dc.contributor.authorTrein, Sérgio Robertoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:16Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:16Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2110-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é o de compreender a estrutura linguageira das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva, com vistas a um comportamento favorável em relação ao partido e ao político que está no cargo de prefeito. No caso, o estudo foi aplicado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre e, mais especificamente, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental (PISA), programa de maior investimento da atual gestão porto-alegrense. Através de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, analisamos um corpus formado por três placas de obras do PISA. Comparando-as com o Manual de Confecção de Placas, produzido pela Prefeitura de Porto Alegre, procuramos interpretar as tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou (1976); e, também, a estrutura linguageira das mensagens, a partir da proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (2008). Estas duas etapas de análise nos permitirão identificar se existe ou não uma função propagandística e persuasiva nas placas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at comprehending the language structure of construction billboard signs and the way the public administration of a city uses that kind of publicity as a means of political and persuasive communication, in order to obtain a favorable behavior to the party and the politician who is in the mayor position. In this particular case, the study was performed with Porto Alegre City Hall and, more specifically, referring to the Socio-environmental Integrated Project (SEIP) construction billboard signs, the most invested program of the current city management. Through an exploratory, qualitative research, we analyzed a corpus composed by three SEIP construction billboard signs. Comparing them to the Manual of Billboard Signs Confection, made by Porto Alegre City Hall, we tried to interpret the visual typologies found in advertisements, based on Georges Pèninou‟s studies (1976), and also the language structure of the messages, from the proposal of Discourse Analysis developed by Patrick Charaudeau (2008). Those two stages of analysis will allow us to identify whether or not there is an advertising and persuasive function in billboard signs.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E POLÍTICApt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PORTO ALEGREpt_BR
dc.subjectPLACAS (PROPAGANDA)pt_BR
dc.subjectPERSUASÃOpt_BR
dc.titleTão perto e de mim distante: a comunicação política da prefeitura municipal de Porto Alegre através das placas de obraspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000427015-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,84 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.