Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutfreind, Cristiane Freitasen_US
dc.contributor.authorGuimarães, Isabel Padilhaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:20Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2123-
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo a análise da imagem da violência urbana no cinema documentário brasileiro, utilizando como objeto de estudo, um grupo de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento, 2004) e Justiça (Maria Augusta Ramos, 2004). O trabalho se concentrará em longas–metragens produzidos no Brasil e que chegaram ao circuito comercial. Trata-se de um recorte específico e representativo de um aspecto da produção audiovisual nacional, que se refere à relação do documentário com a violência urbana. Neste sentido, serão examinadas as questões da representação e da impressão de realidade proporcionadas pelas imagens cinematográficas, servindo como suporte para o estudo das obras. Na análise dos cinco documentários, se objetiva o exame das particularidades da violência, buscando compreender a relação dos elementos culturais e cinematográficos que conduzem à constituição de um imaginário. Partindo desta constatação, serão esboçadas duas noções que contribuirão para este estudo, que são o espaço urbano e a alteridade. O método utilizado será a análise temática proposta por Francesco Casetti.pt_BR
dc.description.abstractThe research has as objective the analysis of the image of urban violence in Brazilian documentary movies, using as study object, a group of five documentaries, produced between 2002 and 2004: Ônibus 174 (174 Bus ) (José Padilha, 2002), Fala tu (You speak) (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (The jail and the street) (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (The iron bar prisoner) (Paulo Sacramento, 2004) and Justiça (Justice) (August Maria Augusta Ramos, 2004). The work will focus on films produced in Brazil that have reached the commercial market. It is about a specific and representative snap of an aspect of the national audiovisual production that refers to the relationship of the documentary with the urban violence. In that sense, the issues of the representation and the impression of reality provided by the cinematographic images will be examined, serving as support for the study of the works. In the analysis of the five documentaries, the exam of the particularities of the violence is aimed at, trying to understand the relationship of the cultural and cinematographic elements that lead to the constitution of an imaginary one. Taking that into account, two concepts will be sketched that will contribute to this study, which are the urban space and alterity. The used method will be the thematic analysis proposed by Francesco Casetti.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCINEMA - BRASILpt_BR
dc.subjectCINEMA DOCUMENTÁRIOpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NO CINEMApt_BR
dc.subjectESPAÇOS URBANOSpt_BR
dc.titleA imagem da violência urbana no documentário cinematográfico brasileiro na contemporaneidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000422672-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,19 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.