Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gutfreind, Cristiane Freitas | en_US |
dc.contributor.author | Barbosa, Simone Koff | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:46:26Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2132 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os significados do "simulacro" como sedução e amor no cinema do ponto de vista da filosofia da comunicação a partir da obra do filósofo francês Jean Baudrillard. Em um primeiro momento, a pesquisa se propõe a abordar o que é "simulacro" equivalente ao "hiper-real", o que é cinema e o que é cinema como "simulacro" da realidade. Logo em seguida aprofundarei o estudo dos significados do "simulacro" como "morte, imortalidade e destino" e como "sedução e amor". O trabalho se propõe a estabelecer um diálogo entre filosofia da comunicação e cinema interpretando os significados do simulacro como sedução e amor nas narrativas fílmicas Antes do Amanhecer (Before Sunrise), de 1995 e Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset), de 2004, ambos escritos e dirigidos por Richard Linklater. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this scientific work is to analyze the “simulacrum” meanings as “love and seduction” in the movies from the work of Jean Baudrillard considering the viewpoint of communication philosophy. At first, the objective of this search is to approach the simulacrum as hiper-real, the movie meanings, and what is movie as the simulacrum of reality. Following we’ll study with greater emphasis the simulacrum meanings as “death, immortality and fate” and as “seduction and love”. The work also proposes to establish a dialogue between communication philosophy and movie, interpreting the simulacrum meanings as seduction and love in the Before Sunrise (1995), Before Sunset (2004), both directed and written by Richard Linklater. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS | pt_BR |
dc.subject | CINEMA | pt_BR |
dc.subject | BAUDRILLARD, JEAN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA | pt_BR |
dc.subject | SEDUÇÃO | pt_BR |
dc.title | Simulacro como sedução no cinema: análise fílmica em Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|