Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rahde, Maria Beatriz Furtado | en_US |
dc.contributor.author | Cardoso, Roberta Mânica | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:47:00Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:47:00Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2214 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende estudar a composição visual contemporânea da personagem Emília em O Sítio do Picapau Amarelo, verificando os aspectos da comunicação a partir da representação estética da boneca, apoiados no imaginário social e na espetacularização da imagem televisiva do moderno/pós-moderno. A pesquisa tem início na observação e análise da modernidade – período em que Emília surge nas telas – verificando e investigando em seguida, sua permanência na pós-modernidade, cenário em que identificamos as principais mudanças na sua exibição gerando questionamentos aqui discutidos, como a configuração espetacularizada numa sociedade complexa, guiada pelo consumo. Utilizamos como metodologia a Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson (1995) através da combinação das seguintes etapas: análise sócio-histórica, análise discursiva e interpretação/reinterpretação. Apropriando-nos deste procedimento, acreditamos ter alcançado os objetivos e respondido a questão problema, evidenciando a atemporalidade ideológica da boneca Emília em mais de meio século de existência no imaginário infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work seeks to study the contemporary visual composing of the character Emília in O Sítio do Picapau Amarelo, verifying the aspects of communication from the doll’s aesthetic representation, supported on social imaginary and on spectacularization of modern/post-modern television image. The research starts with observation and analysis of modernity – period in which Emília appears on screen – verifying and investigating after that, her permanence in post-modernity, scenery where we can identify the main changes in her exhibition, creating questions here discussed, such as the spectacularized figuration in a complex society guided by consumerism. The methodological basis lies on John B. Thompson’s Hermeneutics of Depth (1995) through the combination of the following phases: social-historical analysis, discursive analysis and interpretation/reinterpretation. Having appropriated of this procedure, it is believed to have reached the objectives and answered the problem question, highlighting Emília’s ideological timeless in more than half a century of existence in childish imaginary. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | IMAGEM | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO | pt_BR |
dc.subject | PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PERSONAGENS - MÍDIA - ANÁLISE | pt_BR |
dc.title | Imagem, linguagem e comunicação: a estética contemporânea na visualidade televisiva da personagem Emília em O Sítio do Picapau Amarelo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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