Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPellanda, Eduardo Camposen_US
dc.contributor.authorMorales, Camila Pereiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:04Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:04Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2223-
dc.description.abstractA partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractBy the end of the last century, the new publicity supports and formats which contradict classic publicity paradigms started to be more and more used. This group of messages, that until then were considered alternative, not only became more popular, but also started being used by advertisers that have resources for using the traditional forms of publicity. This phenomenon is the object of this study, which aims to delimit its main characteristics and put them in a contemporary scenario context. To achieve that goal, we used an illustrative cases study, which comprises four publicity messages and their repercussion on the Youtube website. The results obtained were analyzed considering the ideas that explain typical features of the present scenario, like Jenkins‘ (2009) Convergence Culture, and Lipovetsky‘s (2007) Hyper-consumption Society. The analysis indicates, among other issues, that the studied phenomenon is characterized by mutations in the publicity language, and that its repercussions are much more complex than those obtained by traditional formats, and may be perceived as reactions to changes in the contemporary scenario.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectCONTEMPORANEIDADEpt_BR
dc.subjectPARADIGMASpt_BR
dc.titleTransgressões à publicidade clássica: novos suportes e formatos da publicidade contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000431678-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,54 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.