Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2259
Tipo: doctoralThesis
Título: (Re)formação da identidade e relacionamento: abordagem para os estudos de comunicação em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Catto, Camilo
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: UNIVERSIDADES
ENSINO SUPERIOR
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
IDENTIDADE (PSICOLOGIA)
Resumo: Esta Tese foi realizada com o intuito de compreender, a partir do relacionamento que uma Instituição de Ensino Superior – IES de Curitiba mantém com seus públicos, como ocorre o processo de formação da identidade. A identidade é assim abordada sob uma concepção organizacional, que vai além de um mero processo gerencial e corporativo. Ela perpassa por um processo também cognitivo, até a interação dos indivíduos com a realidade e como o mundo e as instituições ao seu redor são objetivados a partir dos relacionamentos que mantêm com seus públicos. Assim, a perspectiva relacional para a formação da identidade impõe aos estudos de relações públicas uma concepção mais ampla e processual. Abordada como um processo complexo, a identidade é social e historicamente construída. Busca contribuir para os estudos em comunicação ao definir relações públicas com ênfase nas redes de relacionamento e ao focar na formação da identidade e não em temas como imagem, reputação e manutenção de conceito favorável. Sob uma concepção paradigmática predominantemente interpretativa, foi utilizada para a coleta dos dados uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em nove entrevistas individuais e em profundidade. Para a análise utilizou-se a categorização que pressupõe as etapas de unitarização, descrição, interpretação e argumentação. Os resultados indicam que as organizações são espaços políticos de negociação, concebidas formal e informalmente também, mas não menos importantes, pelos processos de relacionamento elaborados e, assim, se legitimam perante seus públicos. Os resultados indicam que tanto o relacionamento como a identidade formaram dimensões complementares, resultados e resultantes, dialéticas, que se contrapõem e que processualmente são auxiliares em suas próprias concepções e (re)formações.
This thesis seeks to understand the process of identity formation, from the relationship that a Higher Education Institution in Curitiba has with its crowds. Identity is thus approached from an organizational concept that goes beyond a mere managerial and corporate process. It runs through a cognitive process by the interaction between individuals and reality and shows how the world and the institutions around it are targeted. Thus, the relational approach to identity formation requires the study of public relations for a broader concept and process. Approached as a complex process, identity is socially and historically constructed. It seeks to contribute to the studies in communication by focusing on identity formation and not on issues such as image, reputation and favorable concept maintenance. Under a mainly interpretative paradigm, an exploratory qualitative study was used to collect data based on in nine depth individual surveys. For the analysis we used the categorization that foresees steps of unitization, description, interpretation and argumentation. The results indicate that organizations are spaces of political negotiation, designed formally and informally by relationship processes and thereby legitimated before their crowds. The results indicate that both relationship and identity formed complementary dimensions, dialectic results and resultants that are opposite and procedurally are auxiliary in their own views and (re)formations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2259
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000430226-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo785,84 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.