Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24286
Tipo: masterThesis
Título: Resolução de problemas matemáticos como método de ensino e o desenvolvimento de habilidades e competências: uma análise das percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Fabrício, Cristiane Machado
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: ENSINO FUNDAMENTAL
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MATEMÁTICA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo responder ao seguinte problema: De que modo intervenções pedagógicas modificam as percepções de professores sobre a Resolução de Problemas vista como método de ensino e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual participaram 21 professores que lecionam em turmas do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental e quatro auxiliares de inclusão escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental, que atende na modalidade de ensino em turno integral, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados dois questionários, o primeiro respondido pelos participantes antes da realização de intervenções pedagógicas com esses professores e outro posteriormente.Foi realizada uma formação com esses professores de 30 horas, na forma de intervenções pedagógicas durante a qual oportunizou-se subsídios teóricos e práticos para que os mesmos se capacitassem a elaborar e desenvolver em suas aulas de Matemática propostas de ensino adotando a Resolução de Problemas como método de ensino. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, em autores que estudam sobre problemas matemáticos e Resolução de Problemas, em particular: Polya; Van de Walle; Onuchic e Allevato; Dante; Stancanelli; e, Vila e Callejo. Com base nos dados coletados foi possível observar que os professores tinham um conhecimento equivocado sobre problema matemático e muitas dúvidas acerca dos conceitos habilidade e competência, com mudanças significativas após as intervenções pedagógicas. Os resultados mostraram que a elaboração e execução pelos professores das propostas de ensino com os estudantes, os mesmos adquiriram novas percepções a respeito do método Resolução de Problemas, compreendendo que problemas podem ser o ponto de partida para a construção de conceitos matemáticos, favorecendo assim o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC para o ensino de Matemática.
This research aims to answer the following problem: How do pedagogical interventions modify teachers' perceptions of Problem Solving seen as a teaching method and the development of skills and competences of students in the early years of Elementary School? Therefore, a qualitative approach was carried out, in which 21 teachers who teach in groups from Preschool to the 5th year of Elementary School and four school inclusion assistants from a municipal elementary school, which serves in the teaching modality, participated. full-time, located in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. Two questionnaires were used as data collection instruments, the first answered by the participants before the pedagogical interventions with these teachers and the other later.A 30-hour training was carried out with these teachers, in the form of pedagogical interventions, during which theoretical and practical subsidies were provided so that they could prepare and develop teaching proposals in their Mathematics classes, adopting Problem Solving as a teaching method. The research is theoretically based on authors who study mathematical problems and Problem Solving, in particular: Polya; Van de Walle; Onuchic and Allevato; Dante; Stancanelli; and, Vila and Callejo. Based on the data collected, it was possible to observe that the teachers had a mistaken knowledge about the mathematical problem and many doubts about the concepts of skill and competence, with significant changes after the pedagogical interventions. The results showed that and the elaboration and execution by the teachers of the teaching proposals with the students, they acquired new perceptions about the Problem-Solving method, understanding that problems can be the starting point for the construction of mathematical concepts, thus favoring the development of skills and competences foreseen in the BNCC for the teaching of Mathematics.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24286
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503097-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,29 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.