Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24292
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEggert, Edla
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Vinícius
dc.contributor.authorSantos, Tiago Fermino dos
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:53Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:53Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24292-
dc.description.abstractEssa dissertação consiste em um esforço para explicitar as religiões como um fator significativo na constituição humana, as formas como elas influenciam suposições culturais e como suas diversas manifestações contribuíram para promover a paz e também para impedir que ela acontecesse em diferentes momentos da história, mesmo em Estados laicos. Apresenta-se a religião como um campo em permanente disputa por diferentes atores ideológicos, conflitos que extrapolam os espaços privados dos templos para serem igualmente travados nos espaços públicos da sociedade, em alguns casos convertendo-se em arroubos autoritários ou movimentos armados. Deste modo, problematiza-se o analfabetismo religioso como égide desse sectarismo e propõe-se o letramento através do Ensino Religioso não confessional, conforme os parâmetros da BNCC, como resposta ao fundamentalismo e como caminho possível para se educar para uma cultura de paz. Para atingir os objetivos, se utilizou o método de análise de conjuntura e os estudos da paz, a fim de compreender como se deu o processo de construção do currículo do Ensino Religioso no Brasil e analisar diferentes expressões de conflitos atravessados por questões religiosas, traçando paralelos entre o analfabetismo religioso, a escalada de violência no Brasil e no mundo, e o letramento religioso como instrumento imprescindível no processo de construção de uma cultura de paz.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation consists of an effort to explain as religions as a significant factor in the human constitution, the ways in which they influence cultural assumptions and how their multiple manifestations contributed to promote peace and also to prevent it from happening at different moments in history, even in Secular States. Religion is presented as a field in permanent dispute by different ideological actors, conflicts that go beyond the private spaces of temples to be equally fought in the public spaces of society, in some cases converting into authoritarian outbursts or armed movements. In this way, religious illiteracy is problematized as an aegis of this sectarianism and literacy is proposed through non-denominational Religious Literacy, according to the parameters of the BNCC, as a response to fundamentalism and as a possible way to educate for a culture of peace. To achieve the objectives, the method of analysis of conjuncture and peace studies was used, in order to understand how the process of construction of the curriculum of Religious Education in Brazil took place and to analyze different expressions of conflicts crossed by religious issues, drawing parallels between religious illiteracy, the escalation of violence in Brazil and in the world, and religious literacy as an essential instrument in the process of building a culture of peace.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO E RELIGIÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO RELIGIOSApt_BR
dc.subjectRELIGIÃO - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleDeus está de volta! a influência pública das religiões e o caminho proposto pela BNCC à cultura de paz a partir do ensino religiosopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000503349-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,69 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.