Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24318
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos
dc.contributor.authorAntunes, Eduardo Nunes
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:57Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:57Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24318-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos e a pesquisa no campo da Informática na Educação e especialmente advento da Internet têm fomentado a criação/adaptação de metodologias e modelos educacionais presenciais para o virtual. O espaço virtual amplia e complementa as oportunidades de se ensinar e de aprender e, o ano de 2020, fomos impulsionados a adotar em caráter emergencial adotar práticas associadas ao e-learning. Deste modo, este estudo tem como objetivo a proposição de um modelo de transição da educação empreendedora para um ambiente digital e fazendo o uso de metodologias e ferramentas de e-learning. O estudo de caráter exploratório e natureza qualitativa apoiou-se em revisão de literatura, considerando os temas educação empreendedora e e-learning. A coleta de dados foi realizada a partir da realização de dois grupos focais com empreendedores e organizadores de programas de educação empreendedora, com o objetivo de identificar e compreender como as metodologias e ferramentas de e-learning foram utilizadas na execução da educação empreendedora em um modelo online. Além disso, foram realizadas sete entrevistas com especialistas em educação para mapear o processo de transformação da educação empreendedora para o ambiente digital. Por fim, ao analisar os dados e os resultados obtidos, foram encontrados pontos de convergência e pontos de divergência com a literatura, ressaltando-se, principalmente o uso de metodologias ativas em ambientes digitais como convergência e a educação empreendedora sendo exposta em formato teórico, não prático, como divergência. A análise dos resultados forneceu subsídios para construção de um framework de transição para programas de educação empreendedora que se constitui no resultado principal desta investigação.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advances and research in the field of Informatics in Education and especially the advent of the Internet have fostered the creation/adaptation of educational methodologies and classroom models for the virtual. The virtual environment expands and complements the opportunities to teach and learn and, in 2020, we were encouraged to adopt on an emergency episode to adopt practices associated with e-learning. Thus, this study aims to propose a model for the extension of entrepreneurial education to a digital environment using e-learning methodologies and tools. The study of exploratory character and qualitative nature was supported by literature review, considering the themes of entrepreneurial education and elearning. The data collection was carried out by conducting two focus groups with entrepreneurs and organizers of entrepreneurial education programs, in order to identify and understand how e-learning methodologies and tools were used in the execution of entrepreneurial education in the online mode. In addition, seven interviews were conducted with education specialists to map the process of transforming entrepreneurial education into the digital environment. Finally, when analyzing the data and the results obtained, points of convergence and points of divergence with the literature were found, emphasizing, mainly, the use of active methodologies in digital environments such as convergence and entrepreneurial education being exposed in theoretical format, not practical, like divergence. The analysis of the results provided subsidies for the construction of a transition framework for entrepreneurial education programs that constitute the main result of this investigation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOSpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAnywhere: a extensão das práticas de educação empreendedora para o ambiente digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503935-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,74 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.