Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24353
Tipo: masterThesis
Título: A relação entre história e ficção: Tuiatã, de Hilda Simões Lopes (2017)
Autor(es): Morais, Jaísa Girardi
Orientador: Moreira, Maria Eunice
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: TEORIA LITERÁRIA
FICÇÃO
HISTÓRIA
LITERATURA
Resumo: O presente trabalho analisa a obra Tuiatã: a história verídica de uma família em terra ocupada a casco de cavalo, carabinas e madressilvas, de Hilda Simões Lopes, procurando estabelecer relações entre dois campos – a ficção e a história – e visando entender esse romance como uma ficção histórica feminina. Fundamentamos nossa abordagem a partir da proposta teórica de Georg Lukács sobre o romance e das formulações sobre o romance histórico brasileiro apresentadas por Marilene Weinhardt. A pesquisa apoia-se também nas terminologias de Gérard Genette quanto à definição de prolepse e metalepse e em figuração e refiguração, desenvolvidas por Carlos Reis para relacionar personagens escritores à recuperação de sua memória dentro do universo diegético. A revisitação a essas proposições elucida que a presença dos fatos históricos não se confunde com a criação do universo ficcional, e a apropriação de dados da realidade contribui para o encadeamento da narrativa. Portanto, a análise desses elementos preconiza a ficcionalidade do texto concomitantemente à manipulação dos dados históricos, salientando o papel das mulheres na história literária como narradoras e protagonistas.
This work analyzes Hilda Simões Lopes’s Tuiatã: the true story of a family on land occupied by horse’s hoof, carbines and honeysuckle, seeking to establish relationships between two fields – fiction and history – and aiming to understand this novel as a female historical fiction. We base our approach on Georg Lukács’s theoretical proposal about the novel and on Marilene Weinhardt’s formulations about Brazilian historical novel. The research is also based on Gérard Genette's terminology regarding the definition of prolepsis and metalepsis and on Carlos Reis’s figuration and refiguration, that relate writer characters to the recovery of their memory within the diegetic universe. Revisiting these propositions elucidates that historical facts presence does not get confused with fictional universe creation, and the appropriation of data from reality contributes to the narrative’s sequence. Therefore, the analysis of these elements recommend text fictionality concomitantly with historical data manipulation, pointing out the women’s role in literary history as narrators and protagonists.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24353
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