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dc.contributor.advisorFerraro, José Luis Schifino
dc.contributor.authorArieta, Mariana de Souza
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:04Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:04Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24359-
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada entre os anos de 2020 e 2021, em contexto de pandemia da covid-19. Desta forma, os resultados explicitados tiveram como objetivo investigar os principais elementos facilitadores e limitadores para uma atuação transdisciplinar com vistas à promoção dos processos inclusivos, no contexto dos Anos Iniciais de uma escola regular de Educação Básica. O estudo objetivou identificar a compreensão atribuída à inclusão pela Rede Marista, bem como as orientações relacionadas aos processos inclusivos, conforme os documentos institucionais; descrever e analisar as ações que caracterizam o trabalho dos profissionais do Colégio Marista Rosário que atuam em processos inclusivos na escola, compreendendo como esses membros se articulam na condução do trabalho; e investigar como aspectos institucionais, técnicos, interpessoais e subjetivos influenciam na constituição de uma atuação transdisciplinar na condução dos processos inclusivos, analisando, especificamente, o papel dos Orientadores Educacionais na articulação do trabalho em equipe. Para tanto, optou-se por realizar um Estado do Conhecimento, visando buscar estudos acerca dos temas, contribuindo para a construção do referencial teórico; evidenciando o ineditismo e a relevância social da pesquisa.A presente dissertação aborda referenciais teóricos relacionados aos temas Inclusão e Transdisciplinaridade, e detalha as etapas da pesquisa realizada. Os dados coletados por meio da análise de documentos institucionais e de um questionário — pesquisa exploratória — foram analisados por meio dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2011), que serviram de base para a construção de uma grade analítica, dando origem a um novo questionário, contendo afirmativas que foram classificadas por grau de concordância (Escala Lickert). A partir da análise dos resultados, percebeu-se que os elementos apontados pelos profissionais podem ser facilitadores ou limitadores para a atuação transdisciplinar em equipe, estando diretamente relacionados aos posicionamentos pessoais e institucionais, no que se refere à abertura pessoal, as relações interpessoais, a maturidade profissional e a hierarquia institucional. Tais elementos podem ser explorados nos diferentes contextos escolares, se a intenção for buscar uma cultura escolar mais inclusiva e menos excludente.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a qualitative research of the case study type, carried out between the years 2020 and 2021, in the context of a global pandemic, of covid-19. In this way, the explicit results were aimed to identify the comprehension attributed to inclusion by the Marist Network, as well as the guidelines related to inclusive processes, according to institutional documents, describe and analyze the actions that characterize the work of professionals at Colégio Marista Rosário who work in inclusive processes at school, understanding how these members articulate themselves when conducting work, explore how institutional, technical, interpersonal and subjective aspects influence the formation of a transdisciplinary performance when conducting inclusive processes, specifically analyzing the role of Educational Advisors in the articulation of teamwork. In order to achieve its intention, it was decided to carry out a State of Knowledge, aiming to seek studies on the themes, contributing to the construction of the theoretical framework and evidencing the originality and social relevance of the research.This dissertation addresses theoretical frameworks related to the themes of Inclusion and Transdisciplinarity and details the stages of the research carried out. The data collected through the analysis of institutional documents and a survey - exploratory research - were analyzed through the assumptions of Lawrence Bardin’s Content Analysis (2011), which served as a foundation for the construction of an analytical grid, which gave rise to a new survey, containing statements classified by degree of agreement (Lickert’s Scale). From the result analysis, it was noticed that the elements pointed out by the professionals, can be facilitators or constraint for the transdisciplinary performance in teams, being directly related to the personal and institutional placement, with regard to personal openness, interpersonal relationships, professional maturity and institutional hierarchy, that can be explored if the purpose is to seek a more inclusive and less excluding school culture.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleInclusão e transdisciplinaridade: limites e possibilidades para a construção de uma rede de apoio ao professor, no contexto dos anos iniciais na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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