Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKohlrausch, Regina
dc.contributor.authorSilva, Luciana Delgado da
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:13Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:13Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24409-
dc.description.abstractEste estudo propõe a reflexão sobre o papel da literatura que, na década final do século XX, revisita a historiografia da conquista da América com vistas à reconfiguração de personagens históricas mitificadas pelos discursos hegemônicos, constituidoras da base de nossas identidades latino-americanas. O seu objetivo geral é discutir a função do discurso literário no projeto de descolonização continental, através da investigação de sua vinculação com a desconstrução de um imaginário colonial de inferioridade e/ou exclusão das vozes latinoamericanas nos contextos discursivos canônicos. O corpus desta pesquisa bibliográfica é formado pelas obras de dois escritores mexicanos: El Naranjo, de Carlos Fuentes, e Llanto, de Carmen Boullosa, tendo estes em comum o interesse pelo tema; a proximidade da data de publicação, que circunda a ambígua celebração do quinto centenário da invasão espanhola; e a opção por mitos fundacionais, trazidos como protagonistas de suas releituras literárias. O aporte teórico conta com a contribuição dos estudos decoloniais a partir da análise da colonialidade.Alguns conceitos da teoria dialógica do discurso, a partir do trabalho realizado pelo Círculo de Bakhtin, são articulados na análise dos objetos. Fuentes dá espaço ao embate entre os herdeiros, tal como entre os auxiliares do conquistador Hernán Cortés, reconstruindo o evento histórico com a inclusão de memórias subjetivas. O autor também desconstrói a utopia colombina, parodiada em um futuro irônico e distópico. Boullosa resgata um Moctezuma perdido na incompreensão diante do fim, reclamando seu direito de contar desde o fracasso a sua morte infame. A escrita boullosiana se desafia à tarefa de recuperar uma memória coletiva ignorada, das incontáveis e anônimas mulheres indígenas, repetidamente humilhadas e desprezadas pelo pulso do poder e da escrita. O diálogo entre a narrativa literária e a histórica opera a atualização do passado sob o olhar crítico do presente, que conduz à transformação das relações político-sociais, trazendo ventos de mudança nas políticas das memórias vivenciadas por personagens na fronteira, inscritas na diferença colonial.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes a reflection on the role of the literature that, in the final decade of the 20th century, revisits the historiography of the conquest of America aiming at a reconfiguration of historical characters mythified by hegemonic discourse, constituting the basis of our Latin American identities. The general objective here is to discuss the function of literary discourse in the continental decolonization project, through the investigation of its connection with the deconstruction of a colonial imaginary of inferiority and/or exclusion of Latin American voices in canonical discursive contexts. The corpus of this bibliographic research is constituted by the works of two Mexican writers: El Naranjo, by Carlos Fuentes, and Llanto, by Carmen Boullosa, both sharing the interest in the theme; the proximity of the publication date, which surrounds the ambiguous celebration of the fifth centenary of the Spanish invasion; and the choice for foundational myths, brought as protagonists of their literary reinterpretations. The theoretical body of this research relies on the contribution of decolonial studies' analysis of coloniality.Some concepts of the dialogic theory of discourse, based on the work carried out by the Bakhtin Circle, are articulated in the analysis of the works. Fuentes shows the clash between the heirs and also the associates of the conquistador Hernán Cortés, bringing subjective memories in the reconstruction of that historical event. The author also deconstructs the Colombian utopia, parodied in an ironic and dystopian future. Boullosa reevokes a Moctezuma lost in incomprehension facing the end, reclaiming his right to narrate from his failure to his infamous death. The Boullosian writing challenges itself to the task of recovering an ignored collective memory, of the countless and anonymous Indigenous women, repeatedly humiliated and despised by the powerful and the writers. The dialogue between the literary and the historical narrative updates the past under the critical eye of the present, which leads to the transformation of political-social relations, bringing winds of change in the politics of memories experienced by characters on the border, inscribed in the colonial difference.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectDESCOLONIZAÇÃO (LITERATURA)pt_BR
dc.subjectMITOSpt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titlePersonagens na fronteira: a perspectiva decolonial da conquista em Carlos Fuentes e Carmen Boullosapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000504960-Texto+completo-0.pdfTexto completo855,87 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.