Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24507
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHilbert, Klaus
dc.contributor.authorMelchiades, Carlos Eduardo Ferreira
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:29Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:29Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24507-
dc.description.abstractEste trabalho pretende elaborar uma discussão sobre as práticas de extroversão do conhecimento arqueológico produzido por pesquisas vinculadas ao licenciamento. Para desenvolver a discussão e apresentar sugestões ao seu final, conduzo uma contextualização histórica do campo, balizando seu início, passando por seu desenvolvimento, suas discussões e seus problemas, tanto na forma de aplicação como no resultado final. Questões pontuais como a implicação de uma divisão na ciência arqueológica entre academia e profissional, bem como responsabilidades sociais e políticas do produtor de um conhecimento tão específico também são abordadas, auxiliando o leitor no entendimento das discussões levantadas. Por fim, exemplos de ações propositivas que podem servir de inspiração, conjuntamente às sugestões apresentadas, fecham a explanação do que considero uma tentativa de solução de problema imediato na prática.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis intends to elaborate a discussion on the execution of heritage education projects linked to the archaeological component of environmental licensing. To develop the discussion and raise suggestions, I conduct a historical contextualization of the field, marking its beginning, going through its development, its discussions and its problems, adressing aspects of both the application and the final results of developed projects. Specific issues such as the implication of a division in archaeological science between academics and professionals, as well as the social and political responsibilities of the archaeologists are also adressed, helping the reader to understand the discussions raised. Finally, examples of propositional actions that can serve as inspiration, assembled with the suggestions presented, close the explanation of what I consider an attempt to solve an immediate problem of practice in this field.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectARQUEOLOGIApt_BR
dc.subjectLICENÇAS AMBIENTAISpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.titleUm superpoder sem super-herói: licenciamento arqueológico para que(m)?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000502692-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,6 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.