Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24523
Tipo: doctoralThesis
Título: El progreso en las ideas: escritos e intelectuales positivistas en el Perú (1884-1919)
Autor(es): Montoya, Paul
Orientador: Paredes, Marçal de Menezes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: PERU - HISTÓRIA
POSITIVISMO
HISTÓRIA
Resumo: A presente pesquisa de doutorado tenta abordar a questão das apropriações que as teses positivistas europeias obtiveram pelos grupos intelectuais no Peru, no final do século XIX e início do XX. Atender aos debates intelectuais, que a partir de diferentes tipos de textos ocorreram em espaços como o acadêmico, a imprensa científica e os espaços institucionais ou políticos, e que informaram sua discussão a partir dos temas introduzidos pela crítica positivista. Dessa forma, procurar definir quais são as peculiaridades que esse discurso adquiriu no âmbito peruano e as formas de participação de parte da intelectualidade do período na conformação dessa “particularidade”, por meio da dinâmica de apropriação das categorias e sua aplicação a temas específicos. Para isso pretendo partir da análise da produção escrita e do trabalho institucional de três intelectuais e estadistas do período, Javier Prado, Manuel V. Villarán e Mariano H. Cornejo; considerados pela historiografia peruana das ideias os principais expoentes ou exemplos da dinâmica de recepção e divulgação das teses mencionadas. Assim como um conjunto de textos (livros, teses, periódicos, discursos políticos etc.) que surgiram no período, vinculados ao processo de recepção e ressignificação do chamado discurso positivista peruano.A pesquisa desenvolvida insere-se, assim, em um tema mais amplo, que é a análise de como uma combinação de categorias ou conceitos desenvolvidos e difundidos na forma de uma escola de pensamento (positivismo europeu) são recebidos e redefinidos por um segmento especializado da sociedade (a intelectualidade local), na medida e de tal forma que essas categorias possam ser introduzidas dentro dos temas de interesse para o debate intelectual próprio e, assim, aplicadas à discussão de problemas específicos do meio, que poderiam então ser traduzidos nas políticas de implementação do Estado e das instituições.
The present doctoral research attempts to address the issue of the appropriations that the European positivist theses obtained by the intellectual groups in Peru, at the end of the 19th century and the beginning of the 20th. Influence the intellectual debates, which from different types of texts took place in areas such as the academic, the scientific press and institutional or political spaces, and which informed their discussion from the themes introduced by positivist criticism. In this way, try to define what are the peculiarities that this discourse acquired in the Peruvian environment and the forms of participation of part of the intelligentsia of the period in the conformation of said "particularity", through the dynamics of appropriation of categories and their application to specific topics. For this I intend to start from the analysis of the written production and institutional work of three intellectuals and statesmen of the period, Javier Prado, Manuel V. Villarán and Mariano H. Cornejo; considered by the Peruvian historiography of ideas the main exponents or examples of the dynamics of reception and dissemination of the aforementioned theses.As well as a set of texts (books, theses, periodicals, political speeches, etc.) that appeared in the period, linked to the process of reception and resignification of the so-called Peruvian positivist discourse. The research developed is thus part of a broader theme, which is the analysis of how a combination of categories or concepts developed and disseminated in the form of a school of thought (European positivism) are received and redefined by a specialized segment of society (the local intelligentsia), to the extent and in such a way that these categories can be introduced within the topics of interest for their own intellectual debate and, in this way, applied to the discussion of specific problems of the medium, which could then be translated into implementation policies by the State and institutions.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24523
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