Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24544
Type: doctoralThesis
Title: O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Author(s): Ballejo, Clarissa Coragem
Advisor: Viali, Lorí
Gea Serrano, María Magdalena
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2021
Keywords: ENSINO FUNDAMENTAL
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta tese teve por objetivo investigar de que forma é possível desenvolver e avaliar as competências estatísticas no estudo dos números decimais no 6º ano do Ensino Fundamental. O interesse por este tema se justifica na necessidade de abordagens metodológicas que propiciem o letramento, o raciocínio e o pensamento estatísticos aliados à disciplina de matemática no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica se baseou em estudos que tratam dessas três competências estatísticas, dos números decimais e do ensino e da aprendizagem por projetos. Tomando-se a Investigação Baseada em Design (IBD) como pressuposto metodológico, esta pesquisa é de cunho qualitativo, cujas análises se apoiaram, também, em dados quantitativos. Mediante o desenvolvimento do projeto denominado de Meu Amigo, 32 estudantes do 6º ano de uma escola da rede particular de Porto Alegre – RS tiveram de entrevistar seus amigos para construírem informações sobre esses colegas, utilizando os números estudados no 6º ano.Assim, vivenciaram as etapas de uma investigação estatística, desde a coleta de dados, passando pela organização, análise e comunicação dos resultados. Em razão da pandemia da Covid-19, os encontros se deram de forma remota, mediante o Google Meet e a coleta de dados se deu a partir das fotos das produções dos estudantes, enviadas via Google Sala de Aula. Para analisar as informações criadas pelos discentes, elaborou-se um quadro de rubricas, organizado em componentes e indicadores. Sobre os resultados, constatou-se que o grupo obteve alto desempenho nas situações que aportaram comparação e operações com decimais. Em relação às competências estatísticas, os indicadores relacionados às representações gráficas e textuais alcançaram as melhores pontuações, bem como o indicador que trata da elaboração de perguntas claras e do planejamento adequado da coleta de dados. Os indicadores relativos às tabelas estatísticas revelaram resultados aquém do desejado.
This thesis aimed to investigate how it is possible to develop and evaluate statistical skills in the study of decimal numbers in the 6th grade of elementary school. The interest in this topic is justified by the need for methodological approaches that provide literacy, reasoning and statistical thinking allied to the subject of Mathematics in Elementary School. The theoretical foundation was based on studies that deal with these three statistical competences and with decimal numbers and teaching and learning by projects. Taking Design-Based Research (DBR) as a methodological assumption, this research is qualitative in nature, whose analyzes were also supported by quantitative data. Through the development of the project called My Friend, 32 students from the 6th grade of a private school in Porto Alegre – RS had to interview their friends to build information about these colleagues, using the numbers studied in the 6th year.Thus, they experienced the steps of a statistical investigation, from data collection, through organization, analysis and communication. Due to the Covid-19 pandemic, the meetings took place remotely, through Google Meet, and data collection took place from photos of students' productions, sent via Google Classroom. To analyze the information created by the students, a table of rubrics was created, organized into components and indicators. About the results, it was found that the group had high performance in situations that provided comparison and operations with decimals. Regarding statistical skills, indicators related to graphical and textual representations achieved the best scores, as well as the indicator that deals with the elaboration of clear questions and adequate planning of data collection. The indicators related to the statistical tables revealed results below the desired ones.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24544
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503450-Texto+completo-0.pdfTexto completo6,59 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.