Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKohlrausch, Regina
dc.contributor.authorMello, Thaís Nicolini de
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:57Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:57Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24675-
dc.description.abstractHá uma grande intersecção, durante toda a história, entre a Literatura e a espiritualidade. Durante o século XX, a presença de temas sagrados ainda é latente, fato que se comprova pela produção poética de autores como Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Jorge de Lima e muitos outros ao redor do mundo. Essa presença também é perceptível na obra poética de Gabriela Mistral, que, além de fazer referências explícitas a aspectos religiosos, escreveu uma poesia com a predominância de arquétipos que remontam às sagradas escrituras, ao cristianismo e a uma visão, com o passar do tempo, mais sincrética. Em razão disso, o presente trabalho se propõe a investigar a estética presente na obra poética da autora chilena. Começando por uma breve revisão histórica e teórica sobre alguns marcos de encontro entre a literatura e a espiritualidade, pretendeu-se observar a predominância destas relações na poesia mistraliana, a fim de identificar intertextualidades e arquétipos que permitam novas compreensões de seus textos.Para tanto, partiu-se de um resgate de grandes obras literárias que tiveram, direta ou indiretamente, um papel importante na literatura de temática mística de forma geral, e também na formação educacional de Mistral. Além disso, também se pretendeu, por meio dessa retomada, refletir sobre a estreita relação entre a palavra poética e a palavra sagrada, e em que medida a poesia pode ser aproximada a uma linguagem marcada por “huellas místicas” (CIRLOT; VEGA, 2006). Assim, analisam-se duas coletâneas de poesia da autora: Desolación (1922), sua primeira publicação; e Lagar (1954), sua última publicação em vida. Dessa forma, objetiva-se aprofundar a compreensão da presença religiosa em sua poética, tendo por base novas perspectivas que até então haviam sido pouco abordadas. Embora as coletâneas sejam obras fragmentadas em muitos aspectos, há uma unidade discreta e permanente, perceptível pela huella mística de Gabriela.pt_BR
dc.description.abstractThroughout history there have been many great intersections of literature and spirituality. Notably, the perceptible sacred themes of the 20th century poetic productions of Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Jorge de Lima, and a host of other authors worldwide demonstrate the consistent and timeless relationship between these two disciplines. This presence has endured in an especially unique way in the poetic work of Gabriela Mistral, who wrote poetic works laden with explicitly religious content all the while based in the archetypes of Sacred Scripture, Christianity and religious vision, with the passing of time a little more syncretic.Drawing on these foundational observations, this paper aims to investigate the aesthetics present in the poetic work of Mistral, beginning with a brief historical and theoretical review of literary and spiritual ideological exchange as it pertains to her compositions, and then the subsequent intertextualities and archetypes that permit novel interpretations of her texts. The fundamental assessment of Mistral’s output relies on the great literary works that had an important role in both the mystical themes of literature and the educational formation of Mistral. Through this preliminary investigation, the close relationship between the poetic word and the sacred word, and to what extent poetry can approach a language marked by "mystical traces" (CIRLOT; VEGA, 2006) can be used to further understand Mistral’s work. Specifically, two poetry collections of the aforementioned author are analyzed in this investigation: Desolación (1922), her first publication, and Lagar (1954), the last published during her lifetime. Ultimately, by comprehending the religious presence in Mistral’s poetics in this new perspective, one can further identify and appreciate a characteristic, almost mystical imprint that lives in artistic, intentional unity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPOESIAS CHILENAS - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectLITERATURA RELIGIOSApt_BR
dc.subjectLITERATURA CHILENA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.titleDesolación (1922) y Lagar (1954), de Gabriela Mistral: una huella místicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000502586-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,73 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.