Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24757
Tipo: doctoralThesis
Título: A narração de futebol no contexto de rádio expandido
Autor(es): Götz, Ciro
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: RADIOJORNALISMO
JORNALISMO ESPORTIVO
FUTEBOL
LOCUÇÃO
COMUNICAÇÃO
Resumo: Desde a década de 1930 até a atualidade, rádio e futebol continuam sendo consumidos por audiências que vêm se renovando há gerações. E, se dentro de campo, surgiram inúmeros ídolos, responsáveis por tantas conquistas memoráveis, seja da Seleção Brasileira ou dos clubes dos corações de milhões de ouvintes espalhados pelo país, também foi consagrada uma das funções mais importantes do radiojornalismo esportivo de todos os tempos: a narração de futebol. O rádio passou por inúmeras etapas de adaptação, seja em relação à economia, política, mercado e tecnologia. A seguinte pesquisa investiga a narração sob o contexto de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), em plena fase de convergência (JENKINS, 2008), multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002), entre processos de radiomorfose (PRATA, 2008), de um meio que está presente nos telefones celulares, computadores, aplicativos e plataformas digitais como YouTube, misturando elementos de linguagem radiofônica e recursos parassonoros. O objetivo geral foi de identificar as características e o papel empreendido pelos narradores de Porto Alegre, Haroldo de Souza (Rádio Grenal) e César Weiler (Rádio Pachola), do Rio de Janeiro, José Carlos Araújo (Super Rádio Tupi) e Rafa Penido (Coluna do Fla), de São Paulo, José Silvério (Rádio Bandeirantes) e Doni Vieira (Web Rádio Craque Neto) e, de Belo Horizonte, Alberto Rodrigues (Rádio Itatiaia) e Beto Guerra (Web Rádio Galo) no panorama da atualidade.Foram observados ambientes de trabalho, dinâmicas de mercado, examinadas estratégias e recursos expressivos (PRIETO CASTILLO, 1984) de persuasão e quais as técnicas e estilos predominantes (SOARES, 1994; SCHINNER, 2004). Aplicou-se a metodologia do estudo de caso múltiplo (YIN, 2015), e as principais evidências obtidas através de fragmentos de entrevistas do canal no YouTube Projeto As Vozes do Gol (GÖTZ, 2021), levando em conta, também, trechos de jogos, lances e gols transmitidos pelos narradores através de suas respectivas emissoras. Constatou-se que o narrador de futebol, em um contexto de rádio expandido, trata-se de um locutor híbrido, adaptado às plataformas, multitarefa, influenciador, mediador, protagonista e capaz de descrever os lances de uma determinada partida com emoção e improviso para públicos variados. E, nesse cenário, surge o narrador de web, um tipo de locutor intermediário entre os narradores radiofônicos e televisivos, moldado entre recursos parassonoros, de locução e ritmos mais lentos, que tem na interatividade, no engajamento, no improviso e na emoção seus principais atributos.
From the 1930s to the present, radio and soccer continue to be consumed by audiences that have been renewed for generations. If, on the one hand, several idols arose -responsible for memorable achievements- whether from the Brazilian Team or the beloved teams, loved by millions of listeners around the country, on the other hand one of the most important functions of sports radio journalism of all time was consacrated -soccer narration. The radio has gone through numerous stages of adaptation, whether in relation to the economy, politics, market and technology. The following research investigates narration in the context of expanded radio (KISCHINHEVSKY, 2016), in the midst of convergence (JENKINS, 2008), multiplicity of supply (BRITTOS, 2002), between radiomorphosis processes (PRATA, 2008), of a medium that is present on cell phones, computers, applications and digital platforms such as YouTube, mixing elements of radiophonic language and sound resources. The general objective was to identify the characteristics and the role played by the narrators from Porto Alegre, Haroldo de Souza (Rádio Grenal) and César Weiler (Rádio Pachola), from Rio de Janeiro, José Carlos Araújo (Super Rádio Tupi) and Rafa Penido (Coluna do Fla), from São Paulo, José Silvério (Rádio Bandeirantes) and Doni Vieira (Web Rádio Craque Neto) and, from Belo Horizonte, Alberto Rodrigues (Rádio Itatiaia) and Beto Guerra (Web Rádio Galo) in the current scenario. Work environments, market dynamics, strategies and expressive resources (PRIETO CASTILLO, 1984) of persuasion and the predominant techniques and styles (SOARES, 1994; SCHINNER, 2004) were observed.The methodology of the multiple case study (YIN, 2015) was applied, and the main evidence obtained through fragments of interviews from the YouTube channel Projeto As Vozes do Gol (GÖTZ, 2021), also taking into account excerpts from games, bids and goals transmitted by the narrators through their respective broadcasters. It was found that the soccer narrator in an expanded radio context is a hybrid announcer, adapted to platforms, multitasking, influencer, mediator, protagonist and capable of describing the moves of a given match with emotion and improvisation for different audiences. And, in this scenario, the web narrator appears as a type of intermediary speaker between radio and television narrators, molded between parasonorous resources, locution and slower rhythms, whose main features are interactivity, engagement, improvisation and emotional attributes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24757
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