Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24785
Tipo: masterThesis
Título: A interação docente na produção de textos nos anos finais do ensino fundamental em contexto de ensino híbrido
Autor(es): Morais, Virgínia Maria de
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: A interação docente no ensino processual do texto escrito desempenha um papel fundamental. Partindo dessa concepção e das práticas e princípios que levam ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental, origina-se o fio condutor desta pesquisa. Entretanto, a crise do coronavírus e a suspensão temporária das atividades escolares presenciais impôs a necessidade de explorar o tema de estudo sob o viés do ensino híbrido. Mediante tais considerações, esta dissertação de mestrado objetivou examinar nas práticas pedagógicas de professores, as concepções sobre interação presentes em seu trabalho de produção textual com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido. Esta investigação fundamenta-se numa perspectiva de ensino e aprendizagem interacionista, na concepção de intervenção pedagógica (VYGOTSKY, 1999) e no conceito de interação construtiva (CALKINS; HARTMAN; WHITE, 2008) evidenciado nos métodos aplicados por docentes quando definem o que ensinar e como fazê-lo nas atividades de escrita e reescrita de textos. Outro eixo teórico que fundamenta este trabalho refere-se aos estudos que interpretam as ações docentes no ensino da escrita (PASSARELLI, 2004); (BRONCKART, 2006) e que remetem às concepções teóricas nas práticas pedagógicas (BITTENCOURT et al, 2015).Nesse viés, esta pesquisa se caracteriza como diagnóstico da realidade investigada, numa abordagem qualitativa, organizada a partir dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários; entrevista semiestruturada com os professores de Língua Portuguesa; observação de aulas e textos dos estudantes. O contexto de investigação é de uma escola privada que utiliza práticas pedagógicas on-line nos processos de ensino e aprendizagem na modalidade híbrida. Os resultados desse estudo apontam que, em termos da competência da língua escrita, a interação docente configura-se como um processo de (re)construção do conhecimento com o qual os alunos observados assimilam os conteúdos da escrita em contexto de ensino híbrido. Assim, frente ao levantamento dos dados e mapeamento da relevância da interação docente em modalidades de aprendizagem, esta pesquisa aponta que as práticas pedagógicas encontradas foram a aprendizagem baseada em problemas, a pesquisa na prática textual, a dramatização, a sala de aula invertida e o próprio Ensino Híbrido. Essas práticas pedagógicas combinadas de forma presencial e on-line, foram consideradas como habilidades interativas para o desenvolvimento de multiletramentos nos estudantes em contextos virtuais de aprendizagem.
Teacher interaction in the procedural teaching of written texts plays a fundamental role. Starting from this conception and the practices and principles that lead to the development of writing in Elementary School, the guiding thread of this research originates. However, the coronavirus crisis and the temporary suspension of face-to-face school activities imposed the need to explore the subject of study from the perspective of blended learning. Based on these considerations, this master's thesis aimed to examine in the pedagogical practices of teachers, the concepts about interaction present in their work of textual production with students of the final years of Elementary School in the context of hybrid education. This investigation is based on an interactionist teaching and learning perspective, on the conception of pedagogical intervention (VYGOTSKY, 1999) and on the concept of constructive interaction (CALKINS; HARTMAN; WHITE, 2008) evidenced in the methods applied by teachers when they define what to teach and how to do it in text writing and rewriting activities.Another theoretical axis that underlies this work refers to the studies that interpret the teaching actions in the teaching of writing (PASSARELLI, 2004); (BRONCKART, 2006) and that refer to theoretical conceptions in pedagogical practices (BITTENCOURT et al, 2015). In this bias, this research is characterized as a diagnosis of the investigated reality, in a qualitative approach, organized from the following data collection instruments: questionnaires; semi-structured interview with Portuguese language teachers; observation of classes and student texts. The investigation context is of a private school that uses online pedagogical practices in the teaching and learning processes in the hybrid modality. The results of this study indicate that, in terms of written language competence, teacher interaction is configured as a process of (re)construction of knowledge with which the observed students assimilate the contents of writing in a hybrid teaching context. Thus, in view of the data collection and mapping of the relevance of teacher interaction in learning modalities, this research points out that the pedagogical practices found were problem-based learning, research in textual practice, dramatization, the inverted classroom and the Hybrid Teaching itself. These pedagogical practices, combined in person and online, were considered as interactive skills for the development of multiliteracies in students in virtual learning contexts.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24785
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000503350-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,18 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.