Abstract: | Neste trabalho investigamos a produção de narrativas criadas pelas imagens simbólicas sugeridas nos títulos publicados nas capas da edição impressa do jornal Folha de São Paulo ao longo da tramitação do processo de deposição de Dilma Rousseff no Congresso Nacional entre os dias 1 de dezembro de 2015 e 1 de setembro de 2016. Para isso, nosso referencial teórico é oriundo do campo de Estudos do Imaginário, que investiga, a partir de Durand (1968; 2012) e Silva (2017; 2019), a construção da realidade a partir da saturação de significações depositadas sobre o real. Aplicado ao campo da Comunicação, utilizamos as contribuições de Silva na formulação da teoria das Tecnologias do Imaginário, onde a produção com alta geração de excessos significativos pode produzir desvios de significados. Para realizar a análise, utilizamos a metodologia proposta por Silva (2003): Análise Discursiva de Imaginários (ADI) que, inserida na abordagem compreensiva, propõe três etapas: estranhamento, entranhamento e desentranhamento. Assim, identificamos oito narrativas formadas por imagens simbólicas sugeridas nos títulos das capas Folha de São Paulo no período: A política como um jogo sujo; A crise econômica; A crise social; Dilma incompetente; A ampliação da personagem Dilma/antipetismo; A legitimidade do processo em si/do rito no Congresso; A justiça e a classe política; Temer nem tão consolidado assim, onde cada narrativa possui seu leque de imagens simbólicas que a compõe. In this paper we explore the creation of narratives through the symbolic images suggested by the headlines on the covers of the printed edition of the newspaper Folha de São Paulo throughout the Dilma Rousseff’s deposition process in the National Congress between December 1st of 2015 and September 1st of 2016. In order to do so, our theoretical background comes from the Imaginary Studies, which investigates, through Durand (1968; 2012) and Silva (2017; 2019), the construction of reality through a saturation of meaning placed over what is real. When applying it to the field of Communication, we use the contributions of Silva in the elaboration of the Technologies of the Imaginary theory, in which production with a high level of excess of meaning can lead to deviations of meaning. To accomplish this analysis, the methodology proposed by Silva (2003) was used: Imaginary Discourse Analysis (IDA), which, inserted in a comprehensive approach, proposes three steps: strangeness, entanglement, and disentanglement. Thus, we identified eight narratives formed by symbolic images suggested by the Folha de São Paulo headlines of this period: Politics as a dirty game; Economic crisis; Social crisis; Incompetent Dilma; The expansion of the character Dilma/antipetismo; The legitimacy of the process itself/the Congress rite; Justice and the political class; Temer not so consolidated, in which each narrative is composed of their own set of symbolic images. |