Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25079
Type: doctoralThesis
Title: Registros na educação infantil: olhares sobre as infâncias e práticas pedagógicas potencialmente significativas para documentar
Author(s): Botton, Fabiane da Motta
Advisor: Santos, Andréia Mendes dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2023
Keywords: EDUCAÇÃO INFANTIL
NARRATIVA
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Abstract: A presente Dissertação versa sobre o estudo do processo da construção de “narrativas do cotidiano”, uma das formas de documentação pedagógica, a fim de compreender qual a função desse documento na educação infantil e para a comunidade escolar. Para tanto, inspirado em Malaguzzi (1999; 2016); Ostetto (2017); Rinaldi (2021); Kuhlmann Jr (2011; 2015); Oliveira-formosinho (2007); Oliveira-formosinho e Formosinho (2019); Mello, Barbosa e Faria (2020); Davoli (2020); Barbosa (2006); entre outros foi construído o referencial teórico que deu suporte ao trabalho de campo baseado no estudo de “narrativas do cotidiano” utilizadas na Documentação Pedagógica de uma escola da Rede Marista de Porto Alegre - RS e na análise do conteúdo das respostas dos questionários de 05 professoras da Educação Infantil da mesma escola. A partir de interações com as experiências das professoras e o registro das narrativas pode-se discutir que, embora muitos estudiosos dialoguem sobre o tema, ainda é necessário olhar atento sobre as múltiplas linguagens e as experiencias das infâncias para pensar o cotidiano da educação infantil e as práticas de documentar. A escola de educação infantil é ambiente para o desenvolvimento e aprendizagens da criança que se efetivam para além de uma suposta curricularização da educação infantil, uma vez que tudo o que acontece naquele cotidiano escolar tem potência. Assim, por meio deste estudo, concluiu-se que urge a necessidade de repensar a documentação pedagógica de forma que esta seja orgânica no sentido de registrar o percurso, e não práticas isoladas, de que sua utilização seja linear e não pontual. Desta forma, nesta Dissertação defende-se a premissa de que o trabalho pedagógico na educação infantil por meio de narrativas requer trabalho coletivo, não se encerrando ao final de um projeto ou período letivo.Ele há de ser compartilhado entre os docentes e as famílias, uma vez que narrativas demonstram percursos trilhados pelas crianças e exige uma pedagogia por meio do diálogo.
This master’s dissertation deals with the study of the construction process of “narratives of everyday life”, one of the forms of pedagogical documentation, in order to understand its function in kindergarten's education and for the school community. For this purpose, driven by Malaguzzi (1999); Ostetto (2017); Rinaldi (2021); Kuhlmann Jr (2011; 2015); Oliveira-formosinho (2007); Oliveira-formosinho and Formosinho (2019); Mello, Barbosa and Faria (2020); Davoli (2020); Barbosa (2006); among others, the theoretical framework was built to support the fieldwork based on the study of “narratives of everyday life” used as Pedagogical Documentation in a Rede Marista de Porto Alegre - RS’s school and in the analysis of questionnaire answers of 05 kindergarten teachers working in this school. The kindergarten school is an environment for the child's development and learning that takes place beyond a supposed curriculum of early childhood education, since everything that happens in the school routine is significant. Thus, through this study, it was concluded that there is an urgent need to rethink the pedagogical documentation to make it organic in the sense of recording the path, and not isolated practices, making it linear instead of punctual. Therefore, this master’s dissertation defends the premise that pedagogical work in kindergarten education through narratives requires collective work, and it doesn’t end with a project or the school period. It has to be divided between teachers and families, since narratives show paths taken by children and require pedagogy through dialogue.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25079
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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