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dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.authorMachado, David
dc.date.accessioned2023-06-30T12:11:19Z-
dc.date.available2023-06-30T12:11:19Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25407-
dc.description.abstractCom o estabelecimento da cultura digital impulsionada pelo surgimento da Internet e seus serviços, todos setores da sociedade experenciaram transformações e ressignificações na sua forma de trabalhar e o ecossistema escolar (gestores, docentes, discente, família e colaboradores) não ficou alheio os estes movimentos. Dentre as alternativas para impulsionar a integração e de tecnologias digitais no contexto do ambiente educacional foram criados os setores de Tecnologia Educacional (TE) ou Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), os quais buscam ofertar um lócus de troca, parcerias e apoio aos processos pedagógicos e de gestão tecnológica. No entanto, a diversidade de interpretação do que efetivamente deve ser considerado na sua organização diverge muito, tanto no aspecto organizacional, operacional e conceitual. Entende-se que, no tocante às questões das práticas pedagógicas, o setor de TE deve ser um apoiador/articulador de criação de oportunidades formativas, de trocas e de experimentação pedagógica. Com advento das diretivas da Base Nacional Comum Curricular muitas habilidades e competências foram incluídas em função do mundo digital onde se estabeleceu uma cultura digital que impulsiona um novo olhar para os processos de ensinar e de aprender. Nesta pesquisa buscou-se investigar elementos que nos permitissem refletir acerca da importância e papel dos setores de TE como agentes apoiadores e formativos relacionados as questões que envolvem a inserção das TD na escola usando como recorte o Pensamento Computacional (PC). Este estudo de caso com abordagem qualitativa, considerou como lócus uma escola privada do município de Porto Alegre, a qual já possui experiência com a articulação do PC de forma transversal, propondo ações desde a educação infantil até o ensino médio.Como resultado identificamos os perfis dos integrantes destes núcleos, suas formações, atribuições e, também, como são organizadas as práticas pedagógicas em parceria com os docentes da escola. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). Os achados compõem um conjunto de reflexões que podem ser utilizados por gestores e docentes que desejam implementar um setor de TE sem a intenção de criar um guia prescritivo ou manual e sim elementos para apoiar decisões administrativas e pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractWith the establishment of digital culture, society has undergone transformations and reinterpretations in their way of working. The school ecosystem, including managers, teachers, students, families, and employees, has influenced by these changes. In order to promote the integration and adoption of digital technologies in the educational environment, sectors such as Technology Centers (TE) or Educational Technology Centers (NTE) have emerged, aiming to provide a space for exchange, partnerships, and support for pedagogical processes and technological management. However, there is a wide range of interpretations regarding the roles of these sectors, both in terms of organization, operation, and concept. With the implementation of the Brazilian National Common Curriculum Base directives, the inclusion of skills and competencies related to the digital world has become crucial. The digital culture has brought about a new perspective on teaching and learning processes. This research aims to investigate the importance and role of NTE as supportive and formative agents in the integration of Digital Technologies (DT) in schools, focusing on Computational Thinking (CP). This qualitative case study takes place in a private school in the city of Porto Alegre, which has already implemented CT across different grade levels, from kindergarten to high school. The study identifies the profiles of the members of these centers, their training, responsibilities, and how they collaborate with the school's teachers to organize pedagogical practices. The interview data analysis using Moraes and Galiazzi's Textual Discursive Analysis (2016). The findings provide valuable reflections for managers and teachers who are considering implementing NTE. It is important to note that these findings do not intend to be a prescriptive guide or manual, but rather to offer support for administrative and pedagogical decision-making.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - PESQUISASpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleSetores de tecnologia educacional enquanto agentes interlocutores em processos formativos no ensino fundamental relacionados ao pensamento computacional: um estudo de caso em escola particular de Porto Alegrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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